segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Znachor

Assisti Charlatão (2023) de Michal Gazda na Netflix. O Brasil pra variar delirando no nome, Amor Esquecido. É baseado no livro de 1937, do polonês Tadeusz Dolega Mostowicz e teve um filme no mesmo ano. Esse é o terceiro filme baseado nessa obra.
 

É um folhetim clássico! Um bonito filme mas carregado no melodrama. Um médico respeitado e talentoso é largado pela esposa que leva a filha pequena. Vai procura-la em um lugar perigoso, é assaltado e perde a memória. Leszek Lichota está ótimo.


Os anos se passam. Sua filha é uma mulher, inteligente e atenta. Linda a atriz Maria Kowalska. A mãe morre e ela vai trabalhar em um bar. 
O pai acaba na mesma cidade mas no campo. Uma família o acolhe e ele passa a trabalhar no moinho e se apaixona pela personagem de Anna Szymanczyk. Ele não lembra de nada, mas ajuda as pessoas pobres com seus problemas de saúde. Por isso é chamado de charlatão. Achei que o filme enrola muito nos dois descobrirem que são pai e filha, até porque ela tinha uma foto e ele tá bem parecido. 

Enrola muito pro romance dela (Ignacy Liss) superar as armações da mãe dele. E é um corre corre insuportável no final. Tudo fica pro último segundo. Não ficamos sabendo o que acontece com o médico que finge não reconhecê-lo. E nem tampouco o que vão fazer na cidade. Ele vai poder continuar clinicando agora oficialmente e recebendo. Mas bem que poderia fundar um hospital ou um posto de atendimento na cidade. Mas isso não se sabe porque os créditos sobem no casamento no mesmo dia do pai e da filha. A filha mesmo tinha começado a estudar medicina em outra cidade, não sabemos se abandona o sonho pelo casamento.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Vc descobre coisas interessantes. Não gosto de filmes que se arrastam. Bj,

    ResponderExcluir
  2. Vi e gostei. Achei que foi uma obra que valeu a pena assistir! Por falar nisso, já viu 'O mundo depois de nós'? Eu vi e gostei também!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, é bonito esse filme. eu quero ver o mundo depois de nós.

      Excluir
  3. Peço desculpa mas, hoje, embora vendo, lendo, e elogiando a sua publicação, passo a fim de deixar:
    .
    Votos de um NATAL MUITO FELIZ, repleto de luz, alegria, saúde, amor, prosperidade, paz, extensivo à sua ilustre família.
    .
    Poema: “ Natal de amor e saudade “
    .

    ResponderExcluir
  4. Gostei com ressalvas.
    Achei muito longo e o final muito corrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, exatamente, se arrasta em uns momentos e correu no final.

      Excluir

Cultura é vida!