segunda-feira, 15 de abril de 2024

Eileen

Assisti Eileen (2023) de William Oldroyd no TelecinePlay. Nunca tinha ouvido falar nesse filme. Zapeando vi a Thomasin Mckenzien que adoro, fui na busca no Now e vi que o filme já estava disponibilizado, meio escondido. O Telecine no Now anda bem desorganizado, tem filme disponível que não aparece nas pastas. É baseado no livro de Otessa Moshfegh que quero muito ler. É melhor ver o filme sem ler nada antes, ir descobrindo como eu fiz, porque é surpreendente!

A protagonista tem uma vida miserável. O filme fala de um período da vida dela, um tempo antes do Natal e uns dias depois. Ela tem um pai ex-policial, alcoólatra e violento. Ela vive tendo que tirar a arma da mão dele que ele fica atirando pro alto, separando de brigas com os vizinhos. Ela que cuida de tudo, compra diariamente as duas garrafas de bebida, tira as vazias e coloca a cheia. E trabalha em um reformatório. No filme traduziram como presídio, mas me pareceu que era somente de menores de idade. No Brasil mesmo já mudou o nome, não sei como chama nos Estados Unidos. Ela tem um trabalho burocrático, nada relevante e é meio invisível. O filme fala de vidas miseráveis, de lugares muito violentos, sem perspectivas.
Uma psicóloga chega para trabalhar no local e a enxerga. Elas se aproximam. A psicóloga é Anne Hathaway. O pai, Shea Whigam. Tem horas que parece filme antigo, muito bem realizado. Os carros são lindos. Adorei os figurinos. A trilha sonora é maravilhosa e tem várias músicas de Natal já que é a época que passa o filme.

Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ver esse filme. Parece retratar a vida no seu aspecto mais desanimador. Mas a vida tem mesmo muito drama e sofrimento!

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o filme fala muito sobre as famílias em volta dos presos, é bem desolador. parece um modo de viver muito desesperançoso e violento.

      Excluir
  2. Fiquei muito curiosa com a premissa do filme e tb do livro.
    Gosto bastante de filmes com camadas e esses com famílias disfuncionais promovem reflexões e aprendizado sobre a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, esse é daquele filme que eu quero q todo mundo veja. depois conta.

      Excluir

Cultura é vida!