domingo, 11 de novembro de 2018

Pantera Negra

Assisti Pantera Negra (2018) de Ryian Coogler no TelecinePlay. Sempre quis ver esse filme pelos elogios que recebeu. Não sou fã de filmes de super heróis, mas queria conhecer esse. Os elogios eram porque praticamente tudo, produção, elenco, direção foi realizado por negros. Nos Estados Unidos, onde a segregação racial é mais definida, os negros costumam ter produtos próprios. Já vi vários filmes realizados integralmente por negros. Mas talvez esse discurso em relação a esse filme se deve a ser um produto da Marvel, um filme de super heróis que atraem multidões e que não foram feitos especificamente para esse segmento.

E o roteiro de Stan Lee e Jack Kirby é muito bom. Gostei do país no continente africana, lindo o local, muito bem feitas as inserções de tecnologia. O elenco além de talentoso é lindíssimo. Chadwick Boseman é o Pantera Negra. Ele torna-se rei. Sua irmã é especialista em tecnologia, desenvolve produtos e é extremamente capacitada. Ela é interpretada por Letitia Wright. Adoro a Lupita Nyong. Todos os personagens tem visões próprias da humanidade. A personagem da Lupita acha que Wakanda deveria se abrir para o mundo e ajudar as pessoas. A regra de Wakanda é se proteger dos maus e não abrir os seus poderes e tecnologias pro mundo. Todos são cheios de opiniões e princípios. O filme questiona o tempo todo questões fundamentais como direitos humanos, proteção, respeito pelas próprias ideologias e regras desses povos.
O Pantera Negra descobre que seu pai, pelas regras de Wakanda, cometeu um grave erro com uma criança no passado, que dominada pelo ódio se tornou muito perversa. Michael B. Jordan interpreta esse garoto adulto. Todos são humanos e falíveis de erros. Há um discurso do Pantera Negra na ONU, no meio dos créditos que impressiona. Fala de todas as questões atuais de intolerância, egoísmo, da necessidade de solidariedade, união, comprometimento com o próximo. Pantera Negra é um filme muito político.

Só depois que fui ler sobre o filme é que lembrei que uma amiga disse que Danai Gurira estava irreconhecível. Ela é uma guerreira. A mãe do Pantera Negra é interpreta por outra atriz talentosa e belíssima, Angela Bassett.

O elenco é todo incrível: Forest Whitaker, Martin Freeman, Daniel Kuluuya, Winston Duke, Andy Serkis, Sterling K. Brown e
Florence Kasumba

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Nasci e me criei sem preconceitos.
    Por isso não tolero esse patrulhamento de que tudo tem que ter negro porque se não tiver não está dentro de nem sei o que.
    Parece que Morgan Fremann disse:"O dia que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece".
    Não sou muito fã de filmes de heróis. O herói que amo é o Homem Aranha.

    Tem 02 filmes no Now que ainda não estão free. São eles: Madame e O jantar.

    Já inaugurou o avental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, no brasil é reparação histórica. como os negros após a abolição foram libertos, sem estudo, sem saber ler, ainda marginalizados, ficaram anos vivendo de sub emprego. essas cotas buscam dar oportunidades para que possam sair da faixa de pobreza. nos estados unidos tudo era separado. não sei como é hj. mas ao menos tinham oportunidades, estudo, trabalho. sim, já usei o avental. muito obrigada.

      Excluir
  2. Pedrita,
    Também não sou fã de filmes de super heróis, mas por sua sinopse esse parece ser um filme diferente. E, por algumas fotos, deu para ver que alguns atores são realmente lindos. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, eu gostei bastante. mas é fato q tem aqueles momentos chatos de lutas e perseguições de carro intermináveis.

      Excluir
  3. Quero ver este filme oportunamente. Ele parece que veio à luz como respostas a muitas questões atuais.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Pedrita!
    Eu também não sou fã de super heróis, esse tipo de filme não me agrada.
    O meu filho assistiu Pantera Negra, ele gostou.

    Excelente semana!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, acho q desse ia gostar. nao ia ter muita paciencia nos corre corre, mas no geral iria gostar.

      Excluir
  5. Olá Pedrita
    Eu gosto de super heróis rsrs não gostava não, mas daí meu namorado me convenceu a assistir e hoje sou fã de carteirinha, sou marvelmaníaca e dclover rsrs
    Gostei muito do Pantera Negra e de conhecer Wakanda, da trama, narrativa ágil, subtramas, atuações e inserção no universo Marvel.
    Ótima semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu não tenho muita paciência. gosto de alguns, mas bem poucos. tb gosgtei de pantera negra e wakanda. principalmente por ser boa parte de dia o q é raro em filmes de super herois.

      Excluir
  6. Elogiar o filme por ser produzido e estrelado principalmente por pessoas negras, é de fato muito louvável. Mas, como filme em si, "Pantera Negra" não me agradou como o esperado, achei bem mediano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. josé, pantera negra é um bom filme, bem acima da média da repetição de filmes do gênero.

      Excluir
  7. Eu, particularmente gostei muit, mesmo também não sendo fã de filmes de ação/super herois. Ele nos encanta e prende do início ao final, não é apenas mais um filme de super-heróis, tem toda a questão de presentatividade envolvida. Além disso,os atores são muito bons, as cenas de ação são ótimas, os efeitos especiais...enfim! Mais uma história com a marca stan lee filmes que é tão brilhante! Creio que é um dos melhores filmes do gênero lançados neste ano. Eu indico para quem gosta de filmes de ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lucia é bom sim e fundamental pela representatividade como ressaltou. sim. ótimos e lindos atores.

      Excluir

Cultura é vida!