segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Redentor

Assisti Redentor (2004) de Cláudio Torres no Canal Brasil. Eu tinha uma idéia muito diferente desse filme. Como o acusam de ser muito comercial e ser uma comédia, eu achava que era um filme leve, bobo, colorido e superficial. Encontrei um filme denso, escuro, dramático e surreal. Redentor é um bom filme, o que tem de melhor é o roteiro de Elena Soárez, Fernanda Torres e Cláudio Torres.


A trama é bastante complexa. Fala muito de corrupção. Nosso protagonista interpretado por Pedro Cardoso é inimigo do personagem do Miguel Fallabella, que é um ricaço, às custas do povo, e seu pai acaba de morrer, eles estão cheios de dívidas e precisam dar o grande golpe. A família do personagem do Pedro Cardoso vive em dificuldades. Eles passaram a vida pagando por um belo apartamento do pai do Miguel Fallabella que nunca puderam ocupar. Esses apartamentos nunca ficavam prontos e começavam outro empreendimento milionário. Os pedreiros que construíram o prédio inacabado resolvem invadir. Todos são vítimas desses corruptos, todos estão na mais absoluta miséria. É um filme trágico sobre essa corrupção desenfreada. O humor é muitas vezes negro.


O elenco é enorme. Ainda entre os principais estão: Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Camila Pitanga e Stênio Garcia. Depois uma lista interminável, alguns são: Enrique Diaz, Mauro Mendonça, Tony Tornado, Paulo Goulart, Tonico Pereira, José Wilker e Lúcio Mauro. Redentor ganhou Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Diretor.


Beijos,

Pedrita


7 comentários:

  1. Curiosamente, eu ignorava a existência desse filme. Ou, pelo menos, não me chamara a astenção. Aré o momento. Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Não assisti. Mas menina, esta "mania" que estão de cobrar um "verismo" ou "realismo" do cinema nacional, está enchendo a paciência. Ou temos a chance de ter filmes autorais e comerciais, ou jamais teremos um cinema. Não adianta quererm voltar para um estilo como "cinema novo": se chamam de "cosmética da fome" muitos filmes que passam em contraponto à "estética da fome"... bom: até os neo-realistas abriram mão,não é mesmo? Ok... nem sei se o que estou dizendo tem haver com Redentor (rsrsrs). Mas é que no início de seu post me remeteu a esta reflexão. Resumo da ópera: sou a favor de toda e qq iniciativa no cinema nacional. Sem "vigilâncias" e "cobranaças". That's it! :) Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito, muito deste filme. É angustiante... acho que porque é muito próximo: qualquer um de nós pode topar com um "Miguel Falabela" pela frente...

    E o melhor é que tem tudo a ver com a exposição que você comentou no post anterior, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que você viu um recital do Nelson Freire!!!!

    Que delicia!!!! (e que inveja hehehe)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não vi. Lembro que vi o trailer e fiquei curiosa, mas sem saber o que esperar do filme. Agora , depois de ler o seu post, vou procurar ver.

    Ah, concordo com o Ed. Adorei o comentário dele!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. nossa, vcs se animaram nesse post.

    ed, concordo. se é perfeito esteticamente, é comercial demais. se é mais artístico, é parado. filmes iranianos que não trazem tecnologia, por problemas no país e pela censura, são idolatrados como obras de arte, que não são. podem ser bons em alguns aspectos, mas estão longe de ser obras de arte. já os brasileiros, tudo é motivo pra colocarem defeitos.

    maga - vi sim querida e que chic né? no rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante desse filme,, a Camila em fase pré-Bebel..rsrsrs

    Mas Pedro Cardoso enjoei com essa eterna cara de Agostinho.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!