quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Inimigo Íntimo


Assisti Inimigo Íntimo (1997) de Alan J. Pakula no Maxprime. Esse filme é daqueles que todo mundo viu faz tempo, menos você. É mais ou menos. O que vale mesmo é ver os dois belíssimos Brad Pitt e Harrison Ford na tela. No início parecia um filme sobre os conflitos na Irlanda, o grupo revolucionário IRA, mas acaba sendo um filme sobre valores, com a visão americana deles.

O que mais incomoda é querer justificar ações dos personagens com fatos marcantes, pensamento tipicamente americano apesar do personagem do Brad Pitt dizer várias vezes ao personagem do Harrison Ford que essa não é uma história americana. Nosso protagonista viu seu pai ser morto na sua frente no jantar por homens encapuzados. Ele se torna no futuro um revolucionário do IRA. Então ele vai aos Estados Unidos comprar mísseis. Fica escondido na casa de uma família do personagem do Harrison Ford que é um policial e não tem idéia de quem abriga dentro do seu teto. Ele é um policial todo certinho.

Inimigo Íntimo começa então a debater os valores, preconceitos de profissionais, de ações revolucionárias, tudo com a visão forçada do que os americanos acreditam ser a verdade, como se só existisse uma única verdade. A questão do IRA vira pra lá de pano de fundo, mal explicam suas razões, transformam tudo em questões pessoais. O revolucionário parece que será perdoado de seus atos já que não tem culpa de um dia ter visto em criança seu pai ser morto. Como se existissem verdades, lados e justificativas únicas para os fatos. O roteiro de Inimigo Íntimo é bem fraquinho.
Alguns outros do elenco são: Margaret Colin , Natascha McElhone, Julia Stiles, Ashley Carin, Kelly Singer e Rubén Blades.
Música do post: Cranberries - There She Goes (Precisa apertar o play). Gostei muito que no início colocaram uma música do Cranberries que são irlandeses, mas não consegui descobrir qual era, fica essa pra ilustrar o post.
Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Vi este filme no cinema, e realmente achei que faltou alguma coisa. O filme não empolga. Mas a beleza do Brad vale cada minutinho de exibição!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. vi no cinema!!!!
    (e adorei)
    :))

    bjs

    ResponderExcluir
  3. ah, o 'anonimo' sou eu
    tiocavanha.blogger
    hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não vi. Agora sou a única! e também devo ser a única que não gosta do Brad Pitt. Já do Harrison Ford eu gosto bastante.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita.

    Eu ainda não vi este filme ...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  6. A musica inicial do filme é God be With You Ireland.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!