quarta-feira, 18 de junho de 2008

Irma Vap -O Retorno

Assisti Irma Vap -O Retorno (2006) de Carla Camurati no Canal Brasil. Eu queria demais ver o filme porque tinha amado a peça O Mistério de Irma Vap de Charles Ludlam. Apesar das críticas negativas queria relembrar alguns momentos da peça tão inesquecível. A sensação que fiquei é que não funcionou. E fiquei com um pergunta na cabeça: -Quando alguém vai montar esse texto da peça em filme? Ney Latorraca e Marco Nanini arrasam nos inúmeros papéis que representam. Mas nós só vemos são trechos da peça. E talvez quem não tenha visto a peça tenha se perdido na trama do filme e compreendido pouco, já que o texto é bastante específico do meio teatral, não sei se quem não tem costume com o gênero e não conhecia Irma Vap conseguiu entender.

Irma Vap -O Retorno começa com o desejo de um produtor de remontar a peça que fez tanto sucesso com dois atores jovens. A dificuldade está em conseguir os direitos. O diretor que vai dirigir a peça e sua mãe são interpretados por Ney Latorraca. O homem que tem os direitos e sua irmã por Marco Nanini e é essa a grande graça do filme, os dois interpretando esses personagens, mesmo não tendo muita graça a trama, eles são maravilhosos! No final do filme vemos muito corrido alguns trechos da peça que só foi mesmo para deixar mais saudade!

Os dois atores que iriam contracenar a peça são interpretados por Thiago Fragoso e Fernando Caruso. O produtor é interpretado pelo Marcos Caruso.
Irma Vap -O Retorno ganhou o Lente de Cristal de Melhor Filme - Voto Popular, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami.

A peça O Mistério de Irma Vap ficou 11 anos em cartaz, levou 247.325 espectadores e entrou para o Guinness Book como a peça teatral que permaneceu por mais tempo em cartaz, com o mesmo elenco.

Youtube: Irma Vap



Beijos, Pedrita

6 comentários:

  1. Olá! Bem, quando vi o trailer do filme fiquei muito receoso, porque não me agradou muito... e geralmente, quando o trailer não me agrada, o filme também não o faz. Mas de qualquer forma, parece que ocorre aquela questão clássica, de que a peça é melhor que o filme. E geralmente é mesmo...

    Cheers!

    ResponderExcluir
  2. Também adoro a peça! O filme achei apenas simpático.

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, não vi a peça, acredita? O filme não me chamou atenção pq tive a sensação que não ia funcionar a transposição da peça para o cinema.Agora que não quero ver mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lindo blog, delícia de ver e de sentir.
    Parabéns!
    Gostei muito blog muito giro;)

    ResponderExcluir
  5. rodrigo, acho que são linguagens diferentes, impossíveis de comparações. o texto de irma vap só é comentado como a possível montagem da peça. só vemos trechos de ensaios e trechos da estréia. mas o texto do filme é outro. isso que não gostei.

    camila, vc foi generosa. achei bem ruinzinho o filme.

    marion, não acredito.

    naturline, obrigada

    ResponderExcluir
  6. Eu estou como a Marion: também não assisti a peça! Mas vi o filme e achei bem sofrível.
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!