quinta-feira, 19 de junho de 2008

Quarteto Szymanowski

Fui aos dois concertos do Quarteto Szymanowski no Teatro Alfa. Esses concertos são da série do Mozarteum Brasileiro. Como de costume cada apresentação tem um repertório diferente. No primeiro concerto gostei demais da interpretação do Quarteto de cordas nº 2, o p . 56 (1927) do compositor que dá nome ao quarteto, Karol Maciej Szymanowski. Vocês sabem o quanto gosto de música contemporânea e vergonhasamente não conhecia esse músico. Nesse concerto eles ainda interpretaram: Quarteto de cordas nº 2, em fá maior, op . 77 de Franz Joseph Haydn e o belíssimo Quarteto de cordas nº 14, em ré menor, D 810 “A Morte e a Donzela” de Franz Schubert . Infelizmente não tenho o nome da obra que fizeram bis, belíssima.

Na outra noite o repertório era mais melódico, começou com a obra maravilhosa de Sergei Rachmaninov, Dois movimentos para Quarteto de cordas, foi a obra que gostei mais neste concerto. Depois eles interpretaram Quarteto de cordas em fá maior de Maurice Ravel e Quarteto de cordas nº 1, em ré maior, op. 11 de Piotr Ilyitch Tchaikovsky, foi um movimento dessa última obra que eles deram bis na segunda noite. Eu adoro concerto de cordas e foram dois belíssimos com a sala de 1500 lugares praticamente lotada. Esse fator chamou a atenção dos músicos que elogiaram o grande público que os aplaudiu nas duas noites.

Infelizmente não achei uma obra para ilustrar o post no esnips do Szymanowski para mostrar a vocês, tive que escolher de outro compositor que teve sua obra apresentada no concerto. Achei uma obra de Szymanowski com outros músicos só no youtube.


Música do post: Etude-Tableux op.39 nº8 - Rachmaninov
Youtube: Sempre Quartett - Karol Szymanowski - 1st String Quartet






Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Aiaiai... Essa menina culta ^^...

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o quarteto que deu o concerto e não conheço bem o compositor em causa, embora goste de musica contemporânea (bartok, messiaen, entre outros). mas vim aqui sobretudo para uma recomendação... como gostou do filme "Little children",embora seja bem diferente deste no argumento, aconselho-a a ver "Coeurs", em portugal o título teve tradução literal "Corações", de Alain Renais, baseado na peça "Private Fears in Public Places"... julgo que irá gostar, eu pelo menos gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita, como vão as coisas por aí? estou louca para terminar a cobertura do festival e ficar lá em casa vendo um filminho...rss. As coisas prosaicas fazem muita falta se ficamos sem elas..rs. beijoss, bom domingo

    ResponderExcluir
  4. geocrusoe, anotado, obrigada pela indicação.

    celia, é verdd, mas o festival tb deve estar bacana.

    ResponderExcluir
  5. A peça apresentada de bis foi Melodia de Miroslav Skoryk.
    Um primor...

    ResponderExcluir

Cultura é vida!