quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Primeira Investigação de Montalbano

Terminei de ler A Primeira Investigação de Montalbano (2004) de Andrea Camilleri. Faz tempo que leio resenhas de suas obras no blog Paisagens da Crítica. Tanto que recentemente o autor do blog comentou que já tinha escrito nove posts sobre esse autor. E assim ele aguçava minha curiosidade sobre esse escritor. No meio do ano então comprei na Livraria Nobel esse livro que traz três histórias com o comissário Montalbano e suas investigações. É da Editora Record e traz exatamente essa capa. Esse livro é facilmente encontrado em livrarias virtuais.

Obra de Emilio Vedova

Há três histórias no livro A Primeira Investigação de Montalbano. No primeiro nosso protagonista já está em Vigatà e investiga um peixe que levou um tiro na cabeça. O segundo é quando ele é transferido para Vigatà, inclusive não está com a namorada que conhecemos no primeiro. O último ele investiga um desaparecimento de uma criança. Gostei muito do humor de nosso protagonista, das dicas culinárias, do prazer pela comida. O mais divertido mesmo é o primeiro, mas todos são geniais, muito bem escritos e virei fã desse escritor.
Obra de Valerio Adami

Anotei alguns trechos de A Primeira Investigação de Montalbano de Andrea Camilleri. Procurei não colocar algum que pudesse estragar a surpresa da descoberta das três histórias:
“Embora não se conhecessem, os dois homens que se protegiam sob o telheiro do ponto de ônibus, esperando com santa paciência a chegada do circular noturno, trocaram um sorrisinho porque, de dentro de uma enorme caixa de papelão, emborcada num canto, provinha um ronco tão forte e persistente que mais parecia uma serra elétrica.”

“Garçons elegantes, serviço discreto, irrepreensível, louça e talheres de luxo, conta de dar infarto, mas quanto aos finalmente, à substância, eles servem pratos que parecem preparados por um cozinheiro em estado de coma irreversível.”

“O senhor já leu Borges? – perguntou Montalbano
-O que é isso, um livro? – perguntou por sua vez Mongiardino, indignado.
Existem indivíduos assim, aos quais a pergunta sobre se leram um livro soa mais ofensiva do que a pergunta sobre se foram amigos íntimos de Jack, o Estripador.”

Música do post: Inspiración-Osmar Maderna-Instrumental-02-02-50



Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Pedrita,
    parabéns pelo comentário. Muito claro.
    E obrigado pela citação.
    Beijos,
    Júlio

    ResponderExcluir
  2. Também li a Primeira Investigação de Montalbano de Andrea Camilleri. Eu já li quases todos os livros deste autor, mesmo sem gostar de ler livros policiais. Mas acho piada ao comissário Montalbano e às suas investigações.

    Quero lhe agradecer por me ter dado a conhecer "Paisagens da crítica. É um óptimo blogue, que regularmente visito.

    Postei esse filme, porque o actor austríaco Oskar Werner fazia hoje anos, e sempre tive uma grande admiracao por ele.

    Saudacoes outonais de D´dorf!

    ResponderExcluir
  3. Mais um para minha interminável lista!
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita!
    Andrea Camilleri também tem tido as suas obras editadas por cá.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  5. júlio, que honra, o meu texto é bem longe dos maravilhosos que escreve, mas é com carinho.

    ematejoca, que bacana. eu comecei a ler agora e fiquei fã. que bom que gostou do blog ematejoca, eu acompanho sempre. não conheço esse ator, não que eu lembre.

    dê, esse vc vai se divertir.

    quintela, o júlio agradece

    paula e rui, que bom que editam o livro aí tb.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pedrita.

    Não conhece esse autor. Vou procurar saber mais.

    Boa sugestão.

    Bjs.
    elvira

    ResponderExcluir

Cultura é vida!