terça-feira, 3 de março de 2009

Tropa de Elite

Assisti Tropa de Elite (2007) de José Padilha no Telecine Pipoca. Eu tinha um pé atrás com esse filme pela comoção e exagero que gerou. Fico sempre preocupada com obras de arte que se tornam idealizadas. Tropa de Elite é excelente, inteligente e muito bem feito, mas quem acha que qualquer obra de arte dá respostas está equivocado. Tropa de Elite é narrado por um policial, o roteiro foi constituído com depoimentos de policiais, portanto mostra a visão de policiais e mais especificamente de uma corporação. Devemos ficar preocupados com aqueles que viram o filme e acharam que tudo bem o uso da violência, e que amaram o final e pensaram que é isso aí mesmo, olho por olho, dente por dente. "Bandido bom é bandido morto". Não é o filme que preocupa, mas a visão violenta de quem o assiste. As cenas de ação são impecáveis, a direção de fotografia de Lula Carvalho excelente e Tropa de Elite é um filme muito bem realizado.


Tropa de Elite é muito bom porque gera discussões, porque toca em várias questões politicamente incorretas e mexe em vespeiros. Mas não dá pra achar que Tropa de Elite é a solução para um sistema corrupto. Segundo o Capitão Nascimento, quem participa do Bope não é corrupto, mas nós vimos que qualquer um que queira participar do Bope vai ter que corromper todos os seus valores. A visão da classe média também é simplista, é o olhar que muitos policiais têm daqueles que tem uma vida mais confortável, já que no Brasil a maioria que trabalha na polícia não veio de lares mais abastados, uma grande maioria é de famílias de baixa renda.
Apesar de Tropa de Elite esteriotipar a classe média, as Ongs, toca em questões delicadas e importantes sobre a alienação e a falta de visão do todo de muitos cidadãos e pessoas que se engajam em questões sociais. Isso me lembra as matérias que vi sobre o "passeio" turístico em favelas e o quanto esse programa tem crescido e atrai estrangeiros.

Wagner Moura arrasa como o Capitão Nascimento. O elenco é maravilhoso! Gosto demais do Milhem Cortaz, estavam ótimos os dois aspirantes a policiais: Caio Junqueira e André Ramiro. Gosto muito da Fernanda Machado e da Maria Ribeiro. Outros que se destacaram foram: Fernanda de Freitas, Paulo Vilela, Marcelo Valle e Marcelo Escorel.

Tropa de Elite ganhou Urso de Ouro no Festival de Berlim.


Youtube: Trailer Oficial do Filme Tropa de Elite



Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Pedrita, eu também relutei muito em ver assistir à Tropa de Elite. E quando assisti adorei. O filme é muito bom, é direto e mostra a realidade. Acho que a violência no filme tem a medida acertada para retratar a realidade que ele se propôs a mostrar. Gostei muito da crítica aos consumidores de droga, pois em geral nega-se ligar os consumidores ao crime, o que é ridículo, pois se não houvesse os consumidores não haveria os traficantes poderosos. Enfim, o filme no filme me entristece pq é uma realidade muito feia e que vejo que está longe se ser alterada. E adorei o Capitão nascimento, o Wagner moura está maravilhoso no filme!

    Beijozs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Claro que como todo mundo por aqui eu assisti esse filme. E gostei, mas não acho que seja a obra prima que me falaram antes de vê-lo.
    Sua crítica é muito acertada e eu só acrescentaria que foi o filme nacional mais pirateado antes do lançamento oficial em DVD. Medida do sucesso ou coisas do Brasil?
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  3. Pedrita eu o recebi na segunda-feira. Minha irma o enviou junto a outras coisas que lhe pedi. Comecei a assistí-lo, mas confesso que fiquei tao chocada com as cenas que precisei fazer uma pausa. Nao consigo ver filmes assim de uma só vez. Tô ficando velha e o coracao bate muito forte, rs.

    O filme é muito bem feito e tao real que a gente se vê nele.

    Um abraco

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita

    Não conheço o filme, será que chega breve a Portugal? Penso que com um prémio desta categoria depressa estará nas salas de cinema por aqui.

    Beijinho
    Isabel

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque eu não tenho vontade de ver esse filme.

    Sabe de uma coisa? Aqui também está o maior calor. Acho que foi isso que me inspirou... e, é claro, um toque da minha musa hehehehe.
    Beijo grande (e gelado)...

    ResponderExcluir
  6. marion, tb acho difícil dessa realidade ser alterada.

    georgia, é bem forte mesmo.

    isabel, eu acho que deve ter circulado nos cinemas daí. e em dvd é bem provável pelo sucesso q fez.

    aqueta, eu tb tinha um pé atrás, mas acho que vai gostar.

    ResponderExcluir
  7. apesar da minha filha Moema Pombo ter trabalhado neste filme, eu não o vi...não gosto deste tema....

    ResponderExcluir

Cultura é vida!