quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Alias Grace

Assisti a série canadense Alias Grace (2017) de Sarah Polley na Netflix. Vi na minha vizinha essa série que queria tanto acompanhar. Entre os melhores livros que já li na vida, Vulgo Grace, e comentei aqui, a série tem a orientação da própria autora, Margaret Atwood. Absolutamente incrível! São seis episódios que levam a todas as emoções que senti ao ler o livro.

Sarah Gadon está incrível com Grace. O livro é baseado em uma história real, da Grace Marks acusada de matar seu patrão e a governanta junto com um outro funcionário. Mas não há prova de nada. 

O funcionário era um mentiroso crônico e quando a série começa ele já foi enforcado. Não sabemos o quanto a Grace participou. Se ela foi a mentora como o funcionário diz, se ela combinou tudo com o funcionário, se ela foi cúmplice por não ter outra saída, se ela não queria nada daquilo. Só não me identifiquei com o ator que faz o funcionário, Kerr Logan, mas somente porque imaginei de outra forma, todos os outros pareciam que tinham saído da minha imaginação. Eu imaginava que o assassino fosse um homem mais violento e mais velho.
Como no livro um médico da mente vai na prisão tentar descobrir o que realmente aconteceu e a série, bem como o livro, passam a Grace contando a sua história e o incidente que a levou até ali. Adorei o ator que faz o médico, Edward Holcroft.

Como no livro, a série fala muito da condição da mulher, principalmente da mulher em trabalho subalterno. O tempo todo, quando questionada, ela diz os abusos que acontecem nas relações entre patrões e empregados. Os guardas do presídio também parecem tomar liberdades, espancar, bem como os do hospício. O corpo da mulher pobre é de todos. Também a série coloca a dúvida, se Grace queria contar histórias para o médico para mantê-lo interessado, ou se realmente aconteceu daquela forma. Nós mesmos vemos cenas feitas sob os depoimentos, bem diferentes da que Grace contou, mas a própria Grace pensa e vemos cenas diferentes também. Todas as dúvidas como no livro estão ali. Fantástico! Alguns outros do elenco são: Rebecca Liddiard, Zachary Levi, David Cronenberg, Paul Gross, Stephen Joffe e Anna Paquin.
Gostei que as colchas estavam lá. No livro Grace Marks fala muito da confecção de colchas, de que toda moça tem que ter uma certo número de colchas antes de casar. Do significado dos desenhos e colocaram as colchas como descritas e imaginadas por mim. As colchas na trama são personagens e contam histórias.

Beijos,
Pedrita

24 comentários:

  1. Nossa, tinha esquecido dessa série, vi o primeiro episódio e tinha curtido, vou continuar!

    21thcenturycinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahh eu não conhecia essa série e nem o livro! Parece uma história interessante! Vou procurar! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedrita
    Da autora não li nenhum livro ainda, então não tenho como comparar com a obra, como disse anteriormente, essa série foi a única obra dela que assisti e gostei bastante, mas ainda acho que a protagonista tinha sérios problemas de personalidade, sem dúvida a narrativa é cheia de camadas e os personagens tem muitas nuances a serem desvendadas, o que é instigante e prende a atenção do início ao fim.
    Um dos trunfos creio eu, foram os seis episódios redondinhos, tudo que precisava estar, estava lá :)
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho que vai gostar muito da autora. a série está impecável e muito similar ao livro. claro, o livro tem mais detalhes, já que é mais extenso. mas a compilação para o filme foi impecável. exatamente, grace pode ter sérios problemas de personalidade. mas nada fica provado.

      Excluir
  4. eu n consigo seguir as séries rs bjos http://www.mechamadebella.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aninha, desde que eu consigo ver pelo controle remoto consigo ver.

      Excluir
  5. Nunca vi, não costumo acompanhar séries!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isa, eu tenho acompanhado pelo controle remoto quando posso parar e voltar qd quiser.

      Excluir
  6. Não conhecia a série, mas já vou adicionar à já minha enorme lista xD. Ando numa de séries, ultimamente, e tenho adorado as da Netflix.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cherry, a netflix é ótima para séries. filmes é sofrível.

      Excluir
  7. O livro li-o há muitos anos, lembro-me que então gostei muito, lembro que havia a questão do crime e que grande parte está em torno se é culpada ou não e até me lembro do veredito, mas já me esqueci de muitos pormenores da história que se funda em factos reais.
    Atwood está agora em grande notoriedade nas televisões digitais, na cadeia Hulu, que se opõe à Netflix, passou a série the Handmaid Tale cujo sucesso levou a um segundo seriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, o livro e a série deixam a dúvida. não dá pra saber até onde foi a participação, se forçada ou não. estou querendo muito ver handmaid.

      Excluir
  8. Pedrita,
    A história é interessante, são episódios imperdíveis, eu quero muito assistir!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  9. Amei de paixão esta série! O último episódio deixou-me de pé atrás porque não gosto de terror (na verdade gosto, tenho é demasiado medo e prefiro não assistir), mas ainda assim achei fenomenal :)

    Kill Your Barbies | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nádia, não é terror, é uma história verídica. nunca souberam se grace marks matou também, se só viu, se arquitetou e sim, o grupo que a protegia deu um jeito dela ser solta sem saber o quando ela tinha participado.

      Excluir
  10. Acredita que ainda estou no 1º episódio da série?
    Mas já vi que vou gostar.
    Tem coisas demais para se vê e tempo de menos para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é incrível. eu tinha prazo pra ver, então vi um episódio por dia.

      Excluir
  11. Eu gostei muito dessa série também. Os personagens são ótimos e esse suspense também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paula, é baseado no livro da atwood e em uma história real.

      Excluir

Cultura é vida!