domingo, 1 de março de 2009

A Falecida

Assisti A Falecida (1965) de Leon Hirszman no Canal Brasil. Há anos que queria ver esse filme, passa muito raramente no Canal Brasil, mas passa. Eu adoro os textos do Nelson Rodrigues e já tinha visto uma cena maravilhosa interpretada pela Fernanda Montenegro na chuva. Começa com a personagem da Fernanda Montenegro em uma cartomante. Ela não tem uma boa situação financeira, atravessa a cidade pra se consultar e a cartomante diz que ela tem que tomar cuidado com uma mulher loira que é muito perigosa. Ela diz ao marido desempregado que foi excelente a visita a cartomante. E começa a procurar uma mulher loira pra se preocupar. Depois ela quer ter uma doença fatal, quer morrer, e encomenda seu próprio enterro rico para ostentar na cara da mulher loira que virou seu alvo. É o primeiro filme que a Fernanda Montenegro atua.

O elenco é ótimo. Só grandes atores: Nelson Xavier, Ivan Cândido, Paulo Gracindo, José Wilker, Hugo Carvana, Vanda Lacerda, Joffre Rodrigues e Zé Keti. A trilha sonora é do Radamés Gnatalli.


Música do post: Radamés Gnatalli - Vaidosa



Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Olá Pedrita

    Estou a visitar todos os amigos, agradecendo a estima e as palavras de amizade. Por enquanto é tudo quanto posso fazer, mas continuo a comentar, na mesma. Se melhorar depressa então publico de novo.

    Muito obrigada, Pedrita.

    Beijinho
    Isabel

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    seu texto me fez relembrar o filme, que vi nos anos 60, ainda em Natal. Deu-me vontade de revê-lo.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Só pelo elenco e a superioridade do texto que inspirou o filme, já dá pra imaginar que é bom..se achar em DVD, assisto. Um beijo e bom domingo!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Pedrita, acredita que eu vi este texto encenado em um teatro de verdade quando tinha 17 anos?
    Foi em Ribeirão Preto, no Teatro Municipal(que é bem mais modesto que o Pedro II).Não tinha elenco conhecido, era a peça de formatura de um curso de teatro mas foi mágico, parecia outro mundo...
    Boa semana, menina.

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar, pedrita neste filme.

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. isabel, melhoras.

    moacy, eu quero rever a cena da chuva, é maravilhosa!

    celia, vc vai gostar.

    elaine, eu adoro os textos do nelson rodrigues, tenho vontade de ver montagens no teatro.

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi este filme, mas a Fernanda Montenegro é uma grande actriz.

    Boa noite!

    ResponderExcluir

Bons comentários!