domingo, 1 de março de 2009

A Falecida

Assisti A Falecida (1965) de Leon Hirszman no Canal Brasil. Há anos que queria ver esse filme, passa muito raramente no Canal Brasil, mas passa. Eu adoro os textos do Nelson Rodrigues e já tinha visto uma cena maravilhosa interpretada pela Fernanda Montenegro na chuva. Começa com a personagem da Fernanda Montenegro em uma cartomante. Ela não tem uma boa situação financeira, atravessa a cidade pra se consultar e a cartomante diz que ela tem que tomar cuidado com uma mulher loira que é muito perigosa. Ela diz ao marido desempregado que foi excelente a visita a cartomante. E começa a procurar uma mulher loira pra se preocupar. Depois ela quer ter uma doença fatal, quer morrer, e encomenda seu próprio enterro rico para ostentar na cara da mulher loira que virou seu alvo. É o primeiro filme que a Fernanda Montenegro atua.

O elenco é ótimo. Só grandes atores: Nelson Xavier, Ivan Cândido, Paulo Gracindo, José Wilker, Hugo Carvana, Vanda Lacerda, Joffre Rodrigues e Zé Keti. A trilha sonora é do Radamés Gnatalli.


Música do post: Radamés Gnatalli - Vaidosa



Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Olá Pedrita

    Estou a visitar todos os amigos, agradecendo a estima e as palavras de amizade. Por enquanto é tudo quanto posso fazer, mas continuo a comentar, na mesma. Se melhorar depressa então publico de novo.

    Muito obrigada, Pedrita.

    Beijinho
    Isabel

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    seu texto me fez relembrar o filme, que vi nos anos 60, ainda em Natal. Deu-me vontade de revê-lo.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Só pelo elenco e a superioridade do texto que inspirou o filme, já dá pra imaginar que é bom..se achar em DVD, assisto. Um beijo e bom domingo!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Pedrita, acredita que eu vi este texto encenado em um teatro de verdade quando tinha 17 anos?
    Foi em Ribeirão Preto, no Teatro Municipal(que é bem mais modesto que o Pedro II).Não tinha elenco conhecido, era a peça de formatura de um curso de teatro mas foi mágico, parecia outro mundo...
    Boa semana, menina.

    ResponderExcluir
  5. isabel, melhoras.

    moacy, eu quero rever a cena da chuva, é maravilhosa!

    celia, vc vai gostar.

    elaine, eu adoro os textos do nelson rodrigues, tenho vontade de ver montagens no teatro.

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi este filme, mas a Fernanda Montenegro é uma grande actriz.

    Boa noite!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!