sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Detetive

Assisti Detetive (1985) de Jean-Luc Godard no Telecine Cult. Vi no site que esse filme ia passar, assisti poucos filmes do Godard e fui ver. Começa com um grupo olhando por uma câmera pra tentar descobrir quem matou o príncipe. Como não poderia deixar de ser, com esse diretor tudo é metafórico e complexo, cheio de significados ou falta deles. Há um hotel de luxo onde vários conversam, se entendem e se desentendem. Há vários diálogos sobre dinheiro, luta e sexo, sempre permeados de literatura. Livros são uma constante e volte e meia algum personagem lê algum trecho. Os que investigam inclusive tem horas que parecem observar para escrever um livro. Alguns trechos que leem nem sei de que livros são. Entre os livros que eles leem trechos estão: Lord Jim e Shakespeare. Há vários menções a máfia, a dinâmica diferente entre os países, escravidão pelo dinheiro, liberdade sexual.



 O elenco também é muito bom: Nathalie Baye, Pierre Léaud, Laurente Terzieff,  Alain Cuny, Emmanuelle Seigner. Me surpreendi em encontrar a Julie Delpy tão jovem em um personagem.


Youtube: Det_ctive 1/10

From Mata Hari e 007
Beijos,

Pedrita

6 comentários:

  1. Embora eu não seja um admirador de 'detetive', considero Godard um dos três ou quatro maiores diretores da história do cinema. E Godard é sempre Godard, mesmo em filmes "menores".

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cara Pedrita
    "Detective" surge com naturalidade na obra de Jean-Luc Godard, depois da sua fase militante nos anos setenta no Grupo Dziga Vertov, ao lado de Jean-Pierre Gorin e mais uma vez vamos descobriri que o seu cinema se encontra repleto de eferências aos universos literários, musicais e das inevitáveis belas-artes, passando como não podia deixar de ser, pelo próprio cinema ou não fosse Godard o mais cinéfilo de toda a geração dos "Cahiers du Cinema", que ofereceu através da sua escrita e visão nos mundos à sétima arte.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  3. Tinha anotado para assistir, mas ainda não deu. Adoro os filmes do Godard!

    ResponderExcluir
  4. Não será do melhor "Godard", mas será que existe um Godard menos bom??

    ResponderExcluir
  5. moacy, eu gostei bastante de detetive.

    paula e rui, realmente a música é uma presença constante em detetive, acabei esquecendo de comentar.

    ana maria, volte e meia anoto e não dá.

    quintela, concordo plenamente.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!