segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Negação do Brasil

Assisti ao documentário A Negação do Brasil (2000) de Joel Zito Araújo no Canal Brasil. Eu já tinha visto trechos há uns anos e revi todo agora. É um ótimo documentário que relata como os negros são retratados no cinema e na televisão. A televisão sempre é mais atrasada, os negros por anos só fizeram empregados em geral sem histórias próprias. Esse documentário traz entrevistas com grandes artistas como Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Zezé Motta, Cléia Simões, Léa Garcia e Maria Ceiça. Esse documentário fala da novela Escrava Isaura que romanceou a questão do negro e a protagonista era branca. O próprio fim da escravidão foi romanceado. Fala da novela Sinhá Moça que já mostrou os negros revoltos e com mais realismo na libertação dos escravis onde todos ficaram sem trabalho e muitos vivendo na marginalidade. No documentário não comentam que a primeira versão da Sinhá Moça sofreu censura e que na versão mais atual puderam colocar todos os textos políticos que falavam dos desatinos praticados contra os negros não só nas senzalas, mas em toda a sociedade que não os incluíam.

Tony Tornado contou que haviam três final em Roque Santeiro, que um deles que nem chegou a ser mencionado a viúva Porcina ficaria com seu dedicado motorista e guarda-costas interpretado por Tony Tornado, mesmo que as duas outras duas possibilidades fossem mais incoerentes, ela acabar com um dos dois que a menosprezavam, não colocaram a mais viável que seria acabar com um negro. Maria Ceiça comenta do esteriótipo de beleza convencionado que exclui os negros onde é considerado belo pernas finas, quadris mais estreitos, sem falar nas características dos rostos, nariz afilado, rosto fino e cabelo liso. O documentário A Negação do Brasil  ganhou o prêmio de Melhor Documentário e Melhor Pesquisa: É Tudo Verdade / It’s true - 6º Festival Internacional de Documentários - 2001. SP-RJ, o Troféu "Gilberto Freyre de Cinema" e Troféu de "Melhor Roteiro de Documentário"; 5º Festival de Cinema do Recife - 2001 e teve o Roteiro premiado pelo Concurso Nacional de Documentários do Ministério da Cultura de 1999, por A Negação do BrasilEsse documentário é excelente e passa de vez em quando no Canal Brasil.




From Mata Hari e 007

From Mata Hari e 007
Beijos,










Pedrita

8 comentários:

  1. Nem sempre é fácil vencer preconceitos dentro no nosso meio, quanto mais o será numa grande sociedade mostrada nos canais de entretenimento que vivem sobretudo para agradar o público e os promotores de anúncios.
    Mas penso que com o tempo muitos desses problemas serão ultrapassados

    ResponderExcluir
  2. Cara Pedrita
    O documentarismo possui no seu interior inúmeras pérolas que merecem ser descobertas, apesar de continuar a viver nas margens do cinema. Gostámos do que lemos.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  3. Super post Pedrita!
    Faz a gente refletir...
    Bj

    ResponderExcluir
  4. oi ped´s fiquei com saudades, bjokas
    L@ra

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, interessante o documentário. Mas hoje já vemos muitos avanços. Na novela das 7 tem a delegada interpretada por uma atriz negra. Ali se vê que papel poderia ser feito por qualquer atriz não há menções de questões de raça ou afins. Assim que tem que ser , o ator conseguir o papel pelo seu talento e o fato de ser negro passar ser apenas uma característica da personagem. Em várias novelas recentes já vemos situações assim. Neste documentário cita as reações negativas do público? Lembro bem que em A próxima vítima, a família negra de classe média provocou indignação em parte do público. Já hoje a família da Helena em viver a vida foi aceita com normalidade, ninguem se espantou por estarem na novela bem de vida. Sinceramente espero que as reações preconceituosas fiquem lá no passado mesmo.

    ResponderExcluir
  6. geocrusoe, é verdd. e a televisão às vezes tem preguiça de mudar.

    rui, fala de várias novelas brasileiras.

    marion, se a delegada não tiver par romântico, não muda muito. negros fazem muito policiais. acho q as da record inovam mais em diferenciar menos.

    ResponderExcluir
  7. Pedrita, ela tem par romântico sim! É um casal muito bacana aliás. O dono da loja de quadrinhos é apaixonado por ela. As cenas dos dois são uma das poucas coisas que salvam na novela. :)

    ResponderExcluir

Cultura é vida!