segunda-feira, 14 de junho de 2010

Tempos de Paz

Assisti Tempos de Paz (2009) de Daniel Filho no Telecine Premium. Queria muito ver esse filme, acabei não vendo no cinema porque achei que minha mãe ia achar muito pesado e fiz bem, porque é realmente pesado. Grande filme! Grande elenco! O roteiro base de Bosco Brasil lembra o filme japonês A Escola do Riso de 2004. Na Escola do Riso um escritor tenta a aprovação de um texto por um censor e em Tempos de Paz um polonês tenta entrar no país passando por um funcionário da alfândega. Tony Ramos é o funcionário da alfândega e Dan Stulbach é o polonês. Os dois estão majestosos. Dan Stulbach foi ator em seu país, mas resolve ser agricultor no Brasil porque o país precisa de braços pra trabalhar. Tempos de Paz é ambientado no fim da Segunda Guerra Mundial em 1945.

É mais um momento que temos vergonha de ser brasileiro. O funcionário da alfândega está naquela função meio escondido, ele foi um torturador de possíveis comunistas, é o momento da anistia e os presos políticos ganham as ruas. Um padrinho o coloca lá pra ficar meio esquecido por um tempo. Também é o momento que ainda não se definiu as novas diretrizes para a entrada de estrangeiros, como o próprio funcionário diz, antes não podiam entrar judeus, agora não podem entrar nazistas. Ele não vê a hora de chegar as novas diretrizes dos Tempos de Paz. A Segunda Guerra Mundial já acabou, mas o Brasil ainda aguarda um papel burocrático para definir o que fazer. Esse funcionário viveu em um orfanato, nunca foi a um teatro, não conhece literatura, como muitos brasileiros que até mesmo em situação melhor não passeiam pela vida cultural.

Na trama do Brasil estão no elenco o próprio Daniel Filho, a irmã do funcionário é interpretada pela ótima Louise Cardoso. A senhora estrangeira que reconhece o ator polonês é interpretada pela própria mãe do Dan Stulbach, Ewa Stulbach (Ewa Maria Parszewska). No elenco complementar estão: Aílton Graça, a Maria Maya que nem tinha reparado nessa cena da foto, Anselmo Vasconcelos e Felipe Martins. A produção é impecável e a abertura belíssima. No final Tempos de Paz faz uma homenagem há vários alemães que vieram ao Brasil nesse período como: Bertha Loran, Otto Maria Carpeaux e Ziembinski.








From Mata Hari e 007

From Mata Hari e 007

7 comentários:

  1. Pedrita,
    Lembro de ter lido algo a respeito quando do lançamento do filme. Aliás é uma peça de teatro, né? Novas diretrizes em tempos de paz, era o nome.

    Dois grandes atores e um tema espinhoso.
    Como sempre, deu vontade de ver...
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é bem interessante mesmo. Realmente temos que ter vergonha de esquecer tão rápido esses fatos da história recente.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria muito assistir a esse filme, já fui lá ver a programação e já sei que vai passar quarta-feira às 13h15. Devidamente agendendado. Valeu. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Interessante,
    só não entendo se ele é inspirado num filme japones ou polones.
    respondi seu no meu blog, sobre "bonecas".....

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, não vi este filme ainda. Deve mesmo ser um filme pesado de se ver, mas deve ser um bom filme. Ainda verei. Beijos

    ResponderExcluir
  6. elaine, é uma peça sim e li q o dan stulbach queria muito q fosse transformado em filme.

    ana maria, não queriam q lembrássemos.

    lunna, vc vai gostar, eu tb queria muito ver.

    fatima, o texto é brasileiro, eu q achei o tema censor e ator, funcionário da alfândega e ator parecido. mas todo o restante é diferente do filme japonês.

    marion, é bem pesado.

    ResponderExcluir
  7. Deve ser muito bom. Quero o DVD. Vou ver se consigo...

    Bjao e adorei o gatinho no sidebar

    ResponderExcluir

Cultura é vida!