domingo, 31 de outubro de 2010

Razão e Sensibilidade

Terminei de ler Razão e Sensibilidade (1811) de Jane Austen. Eu adoro essa escritora e não canso de rever o filme. Quando vi esse livro disponível em um sebo por R$ 15,00 não pensei duas vezes. A edição é do Círculo do Livro e não é dessa capa da foto. Novamente a autora fala das armadilhas que as mulheres ficam sujeitas pela falta de dote. Do receio das famílias que as filhas não se casem e se tornem um fardo financeiro. E com os problemas financeiros que sejam banidos do convívio do seu grupo social.

Obra The Daughters of Colonel Thomas Carteret Hardy (1801) de Thomas Lawrence

Também fala de herança, o quanto as pessoas se tornam mesquinhas e manipuladoras quando há uma herança. Distorcem determinações, justificam, pra poder ficar com o dinheiro com a desculpa de que saberão administrá-lo melhor ou que precisam mais que o outro. E a mulher é a que mais sofre nesse caso. 

Obra de John Constable

Trechos de  Razão e Sensibilidade de Jane Austen:

“A família dos Dashwood vivia havia muito tempo em Sussex.”

“O amparo a que ele se referiu, atrevo-me a dizer, deve significar apenas atitudes razoáveis que possam ser esperadas de você. Por exemplo, procurar uma pequena e confortável casa para elas, ajudá-las na mudança para lá e enviar-lhes presentes de caça, pesca e produtos de estação de vez em quando. Aposto a minha vida que ele não se referia a nada mais do que isso. Na verdade, seria muito estranho se o fizesse.”

Tanto os pintores como o compositor são ingleses e viveram no mesmo período que a escritora.






Beijos,









Pedrita

5 comentários:

  1. Oi Pedrita.

    Eu adoro os livros de Jane Austen. São deliciosos.

    Faz tempo que não releio nenhum.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. Tenho 2 livros dela em casa... mas não li nenhum... vergonhaaa!!!

    Vi os filmes e adorei!
    Sabe o que eu gostei também?? Seu novo template! Tá super primavera!
    Bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto muito de Jane Austen.
    Denise

    ResponderExcluir
  4. elvira e dê, eu tb gosto muito dos livros da jane austen.

    la socière, vc vai gostar. eu tb gostei bastante desse layout, queria mudar, mas uns q gostei dificultavam a leitura.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!