sábado, 8 de janeiro de 2011

Corisco & Dadá

Assisti Corisco & Dadá (1996) de Rosemberg Cariry no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme, não conhecia essa história, só a de Lampião e Maria Bonita. Corisco & Dadá foram outra dupla de cangaceiros no mesmo período de Lampião e Maria Bonita, inclusive eles foram amigos por um tempo, depois tiveram uma desavença e andaram separados. Corisco foi cobrar uma dívida com um conhecido, viu lá a filha, a Dadá, ainda adolescente, e pediu ela como pagamento da dívida. A primeira vez de Dadá foi violenta e cruel, mas depois ele foi conquistando-a e ela passou a amá-lo. O filme é bem violento como era a vida dos cangaceiros nessa época. Os homens do governo que os perseguiam eram igualmente cruéis e violentos. Dadá enterrou três filhos no sertão, nenhum filho dela sobreviveu nas eternas fugas com pouca água e muito calor, são muito dolorosas as cenas que ela descobre os filhos mortos em seus braços.
Há várias fotos de Corisco e Dadá na internet. Aquele filme que fizeram de Lampião e Maria Bonita, Corisco e Dadá também participaram. Fiquei surpresa em saber que Dadá conseguiu sobreviver em uma tocaia. Nessa tocaia ela mesma amputou o pé dela muito atingido por balas. Dadá morreu em 1994, há inclusive na internet uma foto dela velhinha. Os maravilhosos Chico Diaz e Dira Paes que fazem Corisco & Dadá. Outros do elenco são: Virgínia Cavendisch, Regina Dourado, Antonio Leite e Denise Milfonti. A trilha sonora de Toinho Alves é belíssima e é interpretada pelo Quinteto Violado!






Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Pedrita, tudo bem?

    Menina, esse filme é fortíssimo.
    Já a própria historia dele, é.

    Um bjao

    ResponderExcluir
  2. Não podiam ter escolhido melhor os atores!Quero ver, obrigada pela dica. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. georgia, o filme é forte mesmo.

    ana maria, realmente o elenco é perfeito.

    ResponderExcluir
  4. Assisti ao filme hoje, por acaso, e fiquei realmente impressionada!!! É, nosso Brasil cheio de histórias comoventes. Bjs, Elizandra Castro.

    ResponderExcluir
  5. elizandra, eu adoro esse filme, vi uns trechos ontem novamente. e o elenco é incrível. tanto q esse post vive entre os mais vistos do blog.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!