sexta-feira, 25 de março de 2011

Um Pé De Quê? - Pitanga

Assisti Um Pé de Que? Pitanga no Canal Futura. A produtora é a Pindorama Filmes. Eu gosto muito desse programa, sempre assisto, dessa vez falaram da Pitanga. É apresentado pela Regina Casé, começou na feira ela perguntando quais eram as frutas típicas da Mata Atlântica, um ou outro acertou alguma fruta. São muitas, eu conheço muito poucas. Nesse programa eles focaram na Pitanga, mas a Reginá Casé nos apresentou e mostrou várias outras frutas. Gostei do apanhado histórico do programa. Eu um mapa desenho falaram das tribos que existiam na Mata Atlântica que brigaram com uma tribo guerreira a Tupi que veio do Amazonas e acabou ficando na Mata Atlântica posteriormente. Foi essa tribo que Portugal encontrou e acreditam pelo lado guerreiro da tribo Tupi que esse encontro não deve ter sido pacífico.

A produção foi para alguns sítios arqueológicos onde possivelmente viveram tribos indígenas e entrevistou arqueólogas, há inclusive um em uma escola e os alunos contaram como se sentem importantes de ter um sítio arqueológico lá. Seguiram ainda para uma tribo indígena onde moradores falaram das frutas. Algumas são muito difíceis de encontrar. Regina Casé falou da quantidade de tribos indígenas que foram extintas depois da chegada dos portugueses e de algumas frutas difíceis de encontrar. Além da programação no Canal Futura há livros e DVDs para comprar sobre essa série e há um site com informações. Um Pé de Quê? tem parceria com a SOS Mata Atlâtnica. Se quiserem informações técnicas da Pitanga vocês podem encontrar no blog Os Incansáveis. Inclusive o blog tem uma Série "Árvores da Mata Atlântica" que vocês podem acompanhar.

Eu comecei a postar mais sobre programas de televisão depois que saíram matérias falando que existiam poucos programas interessantes e eu discordo. Ainda não são muitos, mas não são poucos. É só vocês irem na tag Programas de Televisão do blog que conhecerão uma variedade de programas.


Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. eita, estamos ficando chiques.
    eu adoro o programa "um pé de quê" pois é uma aula de história e cultura. e também acho que há programas bem legais na televisão. na TV aberta, é preciso garimpar bem para achar bons programas, mas eles existem.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse programa e acho a Regina Casé genial, a idéia do programa é dela.
    Já vi vários, mas até hoje não sei o dia nem a hora que passa, pego sempre por acaso. Vc me deu uma ótima informação, sempre pensei em comprar dvds dessa série.Obrigada, beijos Pedrita e bom fim de semana pra você

    ResponderExcluir
  3. É educativo e deveria ser exibidos nas escolas. A Regina é bem indicada pra isso, dinâmica e engraçada.

    ResponderExcluir
  4. dê, na tb aberta há vários bacanas tb. e muita variedade na tv a cabo.

    anamaria, eu tb gosto muito.

    ruby, imagino q as escolas aproveitem os livros e dvds sobre esse programa.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!