quinta-feira, 14 de abril de 2011

Viridiana

Assisti Viridiana (1961) de Luís Buñuel em DVD na casa da minha amiga. Eu adoro esse diretor e gostei de ver que no grande acervo dela há esse filme. É fantátisco! E surpreendente! Durante o filme eu pensava o tempo todo a palavra do que eu sentia, no meio eu lembrei, desconforto! É um filme que causa desconforto. As cenas vão se desenrolando e ficamos desconfortáveis, bom, eu fiquei. Viridiana é uma moça pura e de uma beleza estonteante. Ela vive em um convento e está prestes a fazer os votos. A sua superiora exige e agenda a visita de Viridiana ao seu tio, único parente vivo. Viridiana não quer, mas obedece, Viridiana é muito obediente.

A relação com esse tio é estranha. Ela não se casa se é o que pensam pela foto. Esse vestido é da viúva do tio. Ele acha Viridiana parecida com ela. A relação do tio com a empregada também é estranha. Uma gratidão que  beira a perversidade. Há muita perversidade em Viridiana. Viridiana não sente nenhum afeto pelo tio, por ela eles nunca mais teriam se visto. Os fatos pouco convencionais vão acontecendo, o filme vai se desenrolando cada vez mais desconfortável e imprevisível. Sensacional! A belíssima Viridiana é interpretada por  Silvia Pinal. O tio por Fernando Rey. Outros do elenco são: Francisco Rabal, José Calvo, Margarita Lozano e José Manuel Martín. Viridiana ganhou Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. eu tbm goso do Bunuel. e tabm gostaria de rever tudo dele. faz tempo vi Viridiana, mas não lembro de quase nada. O Fernando Rey era o ator preferido do Bunuel.....

    ResponderExcluir
  2. a proposito , respondi seu comentario no blo de livros...

    ResponderExcluir
  3. Buñuel foi um diretor um degrau abaixo de Bergman e Kurosawa, mas vários degraus acima de muitos.

    ResponderExcluir
  4. ionah, eu demorei muito para ver buñuel e gostaria de rever tb.

    enaldo, sorry, mas essa história do degrau é de doer.

    ResponderExcluir
  5. Pedrita,

    Nunca tinha ouvido falar desse filme mas fiquei muito curiosa para saber o final da história.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir

Cultura é vida!