segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Homens e Deuses

Assisti Homens e Deuses (2010) de Xavier Beauvoir no Max. Minha irmã e uma amiga tinham visto esse filme nos cinemas e me indicaram. Ficou bastante tempo em cartaz no cinema do Conjunto Nacional, mas não consegui ver. É triste, denso e atual. Baseado em fatos reais conta a história de monges que viveram em uma pequena cidade da Argélia em 1996. Eles viviam integrados em harmonia nessa comunidade, sendo a maioria dos moradores muçulmana. Os monges acompanham os rituais religiosos da aldeia, respeitam as religiões diferentes. Eles vivem do pouco que produzem na terra. Até que fundamentalistas começam a matar pessoas da aldeia e ameaçar os monges. Eles passam então a viver o drama de ficar ou mudar.

Homens e Deuses fala de tolerância, intolerância e diversidade. Ninguém sabe quem os executou, já que eles atraíram ódios dos militares locais e dos fundamentalistas. Dois conseguiram se esconder da prisão na madrugada. Nunca ficaram sabendo quem os levou. No elenco estão:  Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Olivier Rabourdin, Philippe Faudenbach, Jacques Herlin, Loïc Pichon, Abdelhafid Metalsi e Farid Larbi. Homens e Deuses ganhou Melhor Filme no Festival de Cannes,  Bafta de Melhor Filme Estrangeiro,  entre outros prêmios.

Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu gostei do filme De Pernas para o Ar.. Conseguiram cumprir o objetivo proposto... Eu sempre tento analisar por esse ângulo... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Pedrita eu adoro esse tipo de filme, gosto dessa atmosfera, adorei o trailer, acho que vou amar o filme, obrigada pela sugestão. Agora, tenho que achar! Beijos e boa semana pra você

    ResponderExcluir
  3. Pedrita,
    Tenho esse filme em casa, mas ainda nao tive coragem de assistir, tem cara de ser pesado mesmo. Escrevo sobre tubarões, alias eu gostava daqueles filmes do Spielberg quando era pequena.E minha filha adora. Emoçao pra valer, hehehehe. Mas como diz o proprio cineasta, o que ele faz é "entretenimento". Tem muito filme que faz a gente pensar em coisas serias. Brutais, as vezes, com relação ao humano. Ando preferindo comedias lights ultimamente. Tb nao ando nas melhores fases... vou melhorando.Bjao e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. fabio, em de pernas para o ar achei q foi desnecessário o excesso de machismo. ficaria mais engraçado se forçasse menos.

    anamaria e camille, acho q vcs vão gostar e muito de homens e deuses.

    camille, eu só vi tubarão no ano passado.

    ResponderExcluir
  5. Homens e Deuses é MARAVILHOSO!!! um dos melhores filmes que vi em 2011.
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!