sábado, 21 de setembro de 2013

Mestres do Renascimento - Obras-Primas Italianas

Fui ver a exposição Mestres do Renascimento - Obras-Primas Italianas no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A curadoria é da historiadora de Cristina Acidini. Essa é daquelas exposições badaladas, com longas filas e espera. Foi prorrogada e está na última semana. De manhã são as escolas que visitam. Eu acho incrível esse trabalho educativo que o CCBB faz. Não só as escolas vão visitar o espaço como há educadores treinados para falar das obras, período histórico, enfim, informações importantes.
Essa obra é a Virgem com o Menino Jesus entre São João Batista e uma Santa de Giorgione (1477)

Obra Leda e o Cisne de Leonardo da Vinci.

É muito bom poder ver e rever essas obras virtualmente, mas nada é igual ao impacto de ver pessoalmente. Essa obra tem uma profundidade, um jogo tridimensional impressionante. E é enorme. Na tela do computador nós temos uma visão muito parcial do que é realmente a obra. Inclusive a obra do encarte do CCBB é uma tela bem pequena. Só na hora é que sabemos qual é a dimensão. Algumas são muito grandes, são painéis muito grandes.

Obra Aparição dos Crucifixos do Monte Aratat na Igreja de Sant´Antonio di Castello de Vittore Carpaccio (1465)

Essa obra é em óleo sobre tela, mas várias são pintadas na madeira. O CCBB é tão cuidadoso que há textos fáceis de ler e explicativos sobre o Renascimento, sobre as técnicas que foram surgindo. São 57 trabalhos. No último andar tem painéis explicativos sobre algumas obras como a Santa Ceia. E um vídeo incrível mostrando imagens das cidades onde as obras estão abrigadas, as igrejas, imagens das obras nos tetos e paredes e depois closes de algumas delas. Incrível! 

Obra Madalena (1473) de Ticiano

O site do CCBB também é ótimo, mas volto a dizer, nada se compara a experiência de ter a obra na sua frente no seu tamanho original e com suas características de perspectivas. Em outubro a exposição Mestres do Renascimento - Obras-Primas Italianas segue para Brasília. Aqui fica até o dia 29 de setembro, é gratuita. Nas conversas falaram que à noite é mais vazia, não sei até que horas entregam senhas, mas umas 19h30 está mais sossegado. Aos fins de semana a espera é de 4 horas na fila.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Que linda a exposição! É maravilhoso esse incentivo, artes ao alcance de todos.

    Adorei as cores do teu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, é uma exposição e tanto. obrigada, adoro mudar e mais claro eu gosto muito.

      Excluir
  2. Ainda bem que essas obras foram a São Paulo para a Pedrita as poder apreciar, já vi várias das que selecionou e penso que todos deveriam aproveitar a oportunidade que tiveram dos quadros terem ido ter convosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, obrigada, são incríveis realmente. foi uma oportunidade para muitos já q é de graça e muitas escolas agendaram tb.

      Excluir
  3. Pedrita, que maravilha, quero muito ver! Mas fiquei na dúvida pois no texto vc colocou que vai até o dia 29 e, se não entendi errado, no vídeo o curador falou 23. Se for 29 vai dar tempo, vou checar no google. beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ontem, pensei: Será que Pedrita está vendo esse filme(As aventuras de Pi)?
    Se enfrento filas longas, aproveito para ler VEJA. Sempre ando com uma, qdo vou a Bancos, Consultórios, etc.
    Esta semana tem no Telecine Cult, bons filmes.
    Hoje, 22 h, O homem que não estava lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, tive evento ontem à noite. me programei pra ver pi hj às 20h. eu queria ter visto no cinema. eu amei o homem que não estava lá e comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2008/06/o-homem-que-no-estava-l.html vixe, foi em 2008

      Excluir
  5. Eis um tipo de exposição que gostaria de ver imensamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ruby, tenho certeza que sim, é inesquecível. até o meu amigo português invejou a mostra.

      Excluir
  6. Nossa que espetáculo.. adoro obras de arte, mas esperar 4hs na fila é de lascar hein?
    Convido vc responder uma nova enquete no blog
    Obrigada.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, tem horários q é mais tranquilo. só domingo à tarde q fica impossível.

      Excluir
  7. Oi, Pedrita,

    Estamos aqui na maior expectativa de que chegue outubro, que é quando os mestres serão expostos no CCBB daqui. Eis aí um programa realmente imperdível! rsrs.

    Um beijo, boa noite e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, vcs vão gostar. tente descobrir os horários mais tranquilos de visitação.

      Excluir
  8. Oi...acho mt válido ir no CCBB é um lugar lindo com coisas incríveis sempre....www.anaherminiapaulino.blog.uol.com.br bj

    ResponderExcluir

Cultura é vida!