quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Através do Espelho

Assisti Através do Espelho no Tucarena. O texto é de Ingmar Bergman e a direção de Ulisses Cruz. Eu queria muito ver esse espetáculo, já tinha lido a respeito e visto uma entrevista instigante com a Gabriela Duarte no Blog do Dirceu. Eu adoro os três atores, Gabriela Duarte, Nelson Baskerville e Marcos Suchara. Eu não conhecia o trabalho do Lucas Lentini. Todos excelentes.
Foto de Jairo Goldflus

Eu tinha visto esse filme e quando vi que tinha a peça quis ver. Demorei bastante, por sorte a peça tem voltado a ter temporadas. Eu adoro o trabalho do Ulisses Cruz e está incrível a direção dele, gostei de tudo, cenários de Lu Bueno, iluminação de Domingos Quintiliano e figurinos de Cassio Brasil. Esse texto é muito atual, denso e complexo, não é fácil interpretá-lo. Todos estão brilhantes.
Fotos coloridas de João Caldas

Esse texto é muito feminino. Uma mulher atormentada viaja com a família para uma casa de veraneio na praia. Ela é muito bem casada com um médico, seu pai é um escritor ausente, seu irmão tem 16 anos.

Aos poucos ficamos sabendo que ela tem uma doença, que as crises tem se intensificado, que ela ficou internada antes das férias. O que mais me surpreende nesse texto, é abrangência de temas. A questão da loucura, quem é realmente louco neste núcleo. A relação dessa mulher com o pai e o irmão é no mínimo estranha. Os silêncios, as ausências. Fiquei muito impressionada quando a protagonista diz ao marido que a atenção dele soa falsa. E realmente dá essa sensação. Ela depois fala mais abertamente com o irmão. Claro, ela diz que não conversa com o marido sobre as vozes, ela não sente liberdade para se abrir com ele. Mas é perceptível que ele não age naturalmente com ela. É sempre muito solícito, muito dedicado, mas parece realmente muito mais uma relação de médico e paciente do que de marido e mulher. Belíssimo e complexo texto. Permite muitas leituras.



Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Adoro a Gabriela Duarte!!!!!! Já li algo a respeito e pretendo acompanhar a peça!!! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. O fotógrafo é o marido da Gabriela. E pelo que leio, muito bom.
    O texto não conhecia.
    Tem o filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, não sabia, e essa fotos pxb estão lindas. tem o filme sim, do ingmar bergman. não deve ser fácil de achar.

      Excluir
  3. Olá, Pedrita!
    Diria que a Gabriela Duarte evoluiu muito como atriz.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita,
    Vou procurar o filme, já que estou longe da peça, depois te conto!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nina, a peça tem viajado bastante, quem sabe. o filme tb é difícil de achar.

      Excluir
  5. Oi...deve ser mt interessante essa peça!!bj

    ResponderExcluir

Cultura é vida!