quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Através do Espelho

Assisti Através do Espelho no Tucarena. O texto é de Ingmar Bergman e a direção de Ulisses Cruz. Eu queria muito ver esse espetáculo, já tinha lido a respeito e visto uma entrevista instigante com a Gabriela Duarte no Blog do Dirceu. Eu adoro os três atores, Gabriela Duarte, Nelson Baskerville e Marcos Suchara. Eu não conhecia o trabalho do Lucas Lentini. Todos excelentes.
Foto de Jairo Goldflus

Eu tinha visto esse filme e quando vi que tinha a peça quis ver. Demorei bastante, por sorte a peça tem voltado a ter temporadas. Eu adoro o trabalho do Ulisses Cruz e está incrível a direção dele, gostei de tudo, cenários de Lu Bueno, iluminação de Domingos Quintiliano e figurinos de Cassio Brasil. Esse texto é muito atual, denso e complexo, não é fácil interpretá-lo. Todos estão brilhantes.
Fotos coloridas de João Caldas

Esse texto é muito feminino. Uma mulher atormentada viaja com a família para uma casa de veraneio na praia. Ela é muito bem casada com um médico, seu pai é um escritor ausente, seu irmão tem 16 anos.

Aos poucos ficamos sabendo que ela tem uma doença, que as crises tem se intensificado, que ela ficou internada antes das férias. O que mais me surpreende nesse texto, é abrangência de temas. A questão da loucura, quem é realmente louco neste núcleo. A relação dessa mulher com o pai e o irmão é no mínimo estranha. Os silêncios, as ausências. Fiquei muito impressionada quando a protagonista diz ao marido que a atenção dele soa falsa. E realmente dá essa sensação. Ela depois fala mais abertamente com o irmão. Claro, ela diz que não conversa com o marido sobre as vozes, ela não sente liberdade para se abrir com ele. Mas é perceptível que ele não age naturalmente com ela. É sempre muito solícito, muito dedicado, mas parece realmente muito mais uma relação de médico e paciente do que de marido e mulher. Belíssimo e complexo texto. Permite muitas leituras.



Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Adoro a Gabriela Duarte!!!!!! Já li algo a respeito e pretendo acompanhar a peça!!! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, gosto muito do trabalho desses atores.

      Excluir
  2. O fotógrafo é o marido da Gabriela. E pelo que leio, muito bom.
    O texto não conhecia.
    Tem o filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, não sabia, e essa fotos pxb estão lindas. tem o filme sim, do ingmar bergman. não deve ser fácil de achar.

      Excluir
  3. Olá, Pedrita!
    Diria que a Gabriela Duarte evoluiu muito como atriz.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, eu gosto muito de todos os atores do elenco.

      Excluir
  4. Oi Pedrita,
    Vou procurar o filme, já que estou longe da peça, depois te conto!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nina, a peça tem viajado bastante, quem sabe. o filme tb é difícil de achar.

      Excluir
  5. Oi...deve ser mt interessante essa peça!!bj

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. é maravilhoso mesmo. a peça é ótima tb.

      Excluir

Bons comentários!