Mas aí fiquei chocada. Sim, era uma riquíssima mulher da cidade de São Paulo, mas foi incapacitada aos 32 anos e encarcerada em um quarto com grandes e janelas para outro cômodo até os 74 anos. De nome D. Sebastiana de Mello Freire, mas só a chamavam de Yayá. Tudo indica que era esquizofrênica. E era na época que as pessoas internavam em manicômios. Primeiro ela foi internada, ela conta que no lugar pegou hepatite e problema nos rins. Levaram então a essa casa e lá a encarceram. Teve então tutores. Yayá perdeu seus pais na adolescência e seu irmão logo depois. Ficou sozinha. Não queria casar, achava e provavelmente com razão que só queria o dinheiro dela. Ouvia vozes, mas encarcerar alguém porque de vez em quando tinha crises é surreal demais. Muito cômodo não levá-la para passear, não receber visitas, mas desfrutar do dinheiro alheio. Muito triste. Yayá jovem é interpretada pela Mariana Blanski.
É um elenco grande já que a peça conta a história de Yayá, fragmentos, o que a autora conseguiu levantar. Vários atores fazem os personagens. Há a freira da adolescência, o irmão que morreu. Primos que queriam ser tutores. Yayá era madrinha de Rosa que cuidou dela até a morte, inclusive Rosa anulou a sua vida pessoal para cuidar da tia. Ela é interpretada por Mara Faustino e na juventude por Vivi Gonçalves. Albuquerque Lins acabou sendo um dos tutores de Yayá. Médico, desejava que seu filho casasse com Yayá antes dela apresentar os sintomas da doença. Albuquerque Lins foi interpretado por Wagner Vaz. Outros do elenco são: Antonio Natal, Fernanda Oliveira, Vinícius Calmari, Cibele Troyano e Rafael Mota. Fora do Mundo foi contemplado com o Prêmio Zé Renato. Recentemente tenho visto várias e ótimas peças contempladas por esse prêmio. Fora do Mundo fica em curta temporada até 24 de abril.
Crédito das fotos: Marcus Cardeliquio
Beijos,
Pedrita
Lembro de ter visto uma novela antiga com essa atriz chamava Vida Nova.
ResponderExcluirObrigada pela visita
big beijos,
Lulu on the sky
lulu, não lembro dessa novela.
ExcluirInteressante! Fiquei com vontade de assistir essa peça. Faz muito tempo que não vou ao teatro.
ResponderExcluirBeijos, Pri
vintage.blogspot.com
pri, é bem bacana. eu gosto de ir ao teatro.
ExcluirHello Pedrita!
ResponderExcluirA Miriam Mehler é uma ótima atriz, ela trabalhou na novela A Escrava Isaura na Record entre outras.
Essa peça deve ser o máximo!
Beijinhos ♥
andréa, é verdade, não tinha lembrado que ela estava na recente escrava isaura. agora lembrei. obrigada. era uma ótima personagem. a peça é ótima.
ExcluirNão tenho chance de vê a peça.
ResponderExcluirMas entendo, perfeitamente, o encarceramento da paciente.
Difícil, naquela época, principalmente, conviver com Esquizofrênicos.
Mirian Mehler é mesmo excelente.
liliane, sem os remédios de hj não devia ser fácil para ninguém lidar com os equizofrênicos. até eles mesmos deviam ter dificuldades. mas encarcerar é cruel demais. reduzir o convívio entendo. afastar totalmente é desumano.
Excluir