domingo, 23 de outubro de 2016

Grandes Expectativas

Assisti Grandes Expectativas (2012) de Mike Newell no TelecinePlay. Eu tinha amado o livro do Charles Dickens, visto uma série logo em seguida, fiquei com muita vontade de ver o filme quando entrou na programação do Now. O excelente texto de Grandes Expectativas geram sempre belas produções.

Uma graça o menino que faz o Pip criança, Toby Irvine. Adulto é o lindo Jeremy Irvine. Talvez sejam irmãos. A menina é interpretada por Helena Barlow e adulta por Holliday Grainger. Novamente eu tinha outra imagem da Biddy adulta. A criança era perfeita, mas adulta, como na série, não me identifiquei. O que mais gosto nesse texto é a complexidade de sentimentos. A maioria tem faces boas e ruins. Dependendo do personagem o mal ou o bem é ressaltado.

Dickens mostra como o dinheiro corrompe. Achei o filme mais ácido que o livro, mais amargo. O marido da irmã de Pip é interpretado por Jason Flemyng. O advogado que cuida das finanças por Robbie Coltrane. O amigo por Olly Alexander.

Ralph Fiennes interpreta o presidiário. Ele deseja tornar o rapaz que o ajudou no passado em um cavaleiro. No filme acentuaram o interesse como se fosse ter um brinquedo, um objeto para admiração. Não tanto por uma bondade. Achei interessante esse olhar.

A jovem Biddy continua perversa na vida adulta. Eu acho essa Biddy cínica demais. Como disse, essa adaptação é sombria demais. Mas muito interessante, menos romântica, menos idealizada, mais fria e cruel.
A protetora da jovem Biddy é interpretada por Helena Boham Carter. O livro é muito extenso. Uma série poderá englobar melhor tanto texto. Mas esse filme é muito bem editado e compilado. A essência está toda ali. A direção de arte, a iluminação e os figurinos são maravilhosos.

Beijos,

Pedrita

18 comentários:

  1. Oi, Pedrita,

    Quero ver este filme! Gostei também do livro e gostei até da versão cinematográfica dele, de 98 (com Gwyneth Paltrow e Ethan Hawke), que muita gente considerou fraca demais, rsrs. Já tinha lido que esta versão é um pouco melhor, tenho que conferi-la, rsrs.

    Beijoca e boa tarde!

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Gostei desta versão do Great Expectations, bem melhor do que a anterior com a Gwyneth Paltrow, mas ainda assim não conseguiu superar a versão realizada pelo David Lean, que é de longe a melhor adaptação do livro do Dickens para o cinema.

    ResponderExcluir
  3. Hello, Pedrita!
    Eu ainda não assisti, pela resenha deve ser muito bom!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto da Holliday. Em os Bórgias ela fez a Lucrécia (acho que é ela) e ela interpretou muito bem a fase inocente e romântica da Lu e a fase maliciosa e rancorosa. Dava para convencer bem o expectador. Beijos Pedrita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina, eu não me identifiquei com a personagem, mas deve ser pq imaginei outra qd li.

      Excluir
  5. Oláááá Pedrita!
    Não assisti esse filme e quero muito ver *O*
    Ameeei sua resenha, o fato de a essência estar na tela apesar da complexidade dos sentimentos, das personalidades, vista por um ângulo menos romântico.
    O figurino, arte, fotografia devem ser belíssimos mesmo!
    Jeremy Irvine é mesmo lindooo, assisti ele em O Cavalo de Guerra.
    Sim Toby Irvine é o irmão caçula do ator.
    Amei a dica já está na lista dos desejados
    Bjs e excelente semana pra ti
    Luli Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, que bom que trouxe a informação do toby. pq eu não achei em lugar algum.

      Excluir
  6. Estou com problema com a Sky(vou até para o Juizado de Pequenas causas) e vários canais(só na minha TV que é a que grava)e aí ando meia perdida.
    Charles Dickens é assustador algumas vezes.
    Mas, tenho visto no YOUTUBE resenhas de livros dele e quero perder o medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, gosto do dickens, mas a crueza incomoda realmente.

      Excluir
  7. Apesar deste clássico ter várias versões para o cinema, eu ainda não assisti nenhuma.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. OMG tenho que ver isso :o eu acho que vou adorar!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderExcluir

Cultura é vida!