segunda-feira, 27 de março de 2017

Liederstudio SP

Fui na abertura do Liederstudio SP no Espaço Cachuêra. Foi com a soprano Carla Cottini e com o pianista Daniel Gonçalves. Que maravilha de série idealizada pela grande pianista Ricardo Ballestero com apoio desses músicos. Não conhecia a soprano Carla Cottini e fiquei impressionada, além de linda, como canta. Li que ela é brasileira, radicada na Europa. Eu gosto demais do pianista Daniel Gonçalves.

Ricardo Ballestero estudou lied nos Estados Unidos e sonhava implementar um projeto para o gênero no Brasil. O Liederstudio SP vai ter um evento por mês entre recitais e workshops. No programa que recebemos diz que lied é um gênero da música erudita geralmente escrito para voz e piano a partir de um poema pré-existente. Lindíssimas as canções apresentadas. Eram de Strauss, Debussy e Turina. A cada ciclo Ricardo Ballestero falava das características de cada grupo. De Richard Strauss, os poemas de Felix Dahn chega a ser surreais nos dias de hoje em relação as mulheres. Mas Ballestero pede que prestemos atenção à música, lindíssima realmente. E gostei que os poemas falavam da natureza, um pouco tola as analogias com as mulheres, mas adoro temas de natureza. No programa tínhamos os poemas traduzidos para acompanhar. Amei as belíssimas canções de Claude Debussy sob poemas de Paul Verlaine. Ballestero contou que nessas canções o piano e a voz se misturam. Com o compositor espanhol Joaquín Turina, as características são o nacionalismo com poemas de Ramón de Campoamor. Ballestero lembrou que o nacionalismo muitas vezes está muito ligado a regimes autoritários como Fascismo e no Brasil, o Estado Novo. Essas canções soavam realmente bem militares.

Os vídeos não são dessa apresentação. E os músicos estão em vídeos separados.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Sou louca para assistir uma apresentação com piano. Deve ser tão lindo!!

    Beijinhosss ♥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Que maximo arrasou, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  3. Adorei os vídeos, tudo lindo!
    A Carla Cottini tem a voz linda, além de bela é elegante, vestido maravilhoso!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, tb fiquei impressionada com os vídeos. o recital foi lindo. mas ao menos os vídeos eu consigo compartilhar um pouco do q ouvi. é elegante e linda mesmo a carla cottini e que voz. ah, e eu adorei achar no facebook uma foto do recital pq tb tinha amado o vestido.

      Excluir
  4. Respostas
    1. liliane, lied é um gênero da música erudita geralmente escrito para voz e piano a partir de um poema pré-existente.

      Excluir
  5. Mesmo não sendo desse espetáculo, adorei os vídeos. Que linda a voz dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, tb adorei os vídeos. e o espetáculo foi lindo.

      Excluir
  6. Oh, my, fiquei babando nessa obra, isso é bem o tipo de trabalho que me ganha, rsrs.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!