terça-feira, 4 de abril de 2017

Theeb

Assisti Theeb (2014) de Naji Abu Nowar no TelecinePlay. Faz tempo que vejo o pôster no Now. No Brasil traduziram como O Lobo no Deserto. Theeb é uma co-produção entre Emirados Árabes, Qatar, Jordânia e Inglaterra. É a história de Theeb. O menino está com o irmão em um acampamento, um oficial inglês aparece e pedem que o irmão leve o soldado pelo deserto da Arábia. Theeb é ambientado em 1916, na Primeira Guerra Mundial.

O menino não se conforma e segue o irmão. É muito angustiante. O filme mostra uma realidade muito diferente da nossa. Muito calor, pouca água, uma vida muito difícil. Nós que estamos acostumados a abrir as torneiras e ter água, se ter racionamento por alguns momentos ou horas, é difícil suportar ver pessoas andando horas no deserto até achar poços.

Theeb é um filme bem angustiante. Eu sofro muito com os camelos. No filme são muito necessários para atravessarem grandes distâncias, mas eu sofro demais com os animais. É um filme muito difícil de realizar. Estranhei muito ninguém fazer um único carinho nos animais. Uma graça o menino que interpreta Theeb, Jacir Eid Al Hwietat. O inglês por Jack Fox. E alguns outros por Hussein Salameh Al-Sweihiyeen e Hassan Mutlag Al-Maraiyeh.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Na época do lançamento fiquei curioso para assistir, mas ainda não tive chance.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Hello, Pedrita!
    É um filme dramático, uma aventura angustiante.
    Assisti com o meu filho, apesar de triste é uma realidade que muitas crianças vivem em certos países, elas amadurecem rápido.

    Obrigada pela dia da ópera norma de Bellini no Palácio das Artes. Dei uma olhada nos horários, domingo às 19h pra mim tá ótimo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, é um filme difícil de ver. é um choque ver uma realidade tão dura e tão diferente da nossa. eu gosto muito dessa ópera.

      Excluir
  3. Não deu para ver no cinema. Gosto de filmes que mostram realidades difíceis, mas confesso que já fui mais forte para encarar essas histórias.

    Pedrita, você já assistiu O Clube? Não é o meu preferido, mas o tema é bem interessante. http://br.hbomax.tv/movie/TTL602457/O-Clube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, eu tb tenho dificuldade de ver filmes assim. relutei muito em ver. não vi o clube. tb não é um tema q me atrai por não ser religiosa. mas prometo ver.

      Excluir
  4. Esse tipo de filme não me atrai muito. Amanhã é dia da sua entrevista.
    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | CANAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, é um filme difícil realmente. muito obrigada pela entrevista. adorei.

      Excluir
  5. Olááááááá Pedrita
    Um filme que parece simples, apresentando um cultura diferente, mas que se mostrou uma história original embora triste pela crueldade e vilania.
    Interessante o sentido de hospitalidade do povo!
    Maravilhosa direção, trilha sonora(pontual e importante já que há vários momentos de silêncio e outros momentos com poucos diálogos)e fotografia!
    A realidade(A vida como ela é) daquele povo, do ponto de vista histórico com tantos conflitos, violência e disputas no Oriente Médio vale muito a pena conhecer mais da história.
    Siiiiiim eu sofro muito pelos animaizinhos :(
    E esse menino é muito amorzinho <3
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, difícil de assistir. realmente o silêncio é marcante. imagina na solidão do deserto. o menino é incrível.

      Excluir
  6. Eu acho sempre proveitoso tomar conhecimento dos detalhes das vidas de outros povos, por isso me interesso por obras assim (já anotei o nome deste filme, rsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu assisto por esse motivo. esse é bem desconfortável, mas acho que tenho q ver realidades diferentes da minha.

      Excluir
  7. Vc falou nos camelos. Não sei nada de como é a vida deles.
    Mas também é angustiante vê-los carregando gente sem beber e sem comer.
    Nas praias de Natal-RN, tem passeios de camelos.
    Não sei como vivem ou como são tratados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, em um momento no filme eles comiam umas plantas verdes duras. mas não vi se bebiam água. mas carregando gente é o que mais me incomoda.

      Excluir

Cultura é vida!