segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Valentín

Assisti Valentín (2002) de Alejandro Agresti no Canal Brasil. Eu tinha visto um trailer desse filme no canal e fiquei com muita vontade de ver. Valentín queria ser astronauta, então ele cria tudo o que pode de objetos espaciais, até uma roupa de astronauta. É fofo demais! Que filme lindo! Mas muito triste!

Valentín vive com a avó que é interpretada pela maravilhosa Carmem Maura. A avó ficou recentemente viúva. Os dois vivem com bastante dificuldade. O pai raramente visita. O próprio diretor interpreta o pai. Um tio aparece mas some também e é realizado pelo João Pierre Noher. É de cortar o coração a solidão desses dois. A avó começa a não se sentir bem mas não quer ir ao médico. O Valentín procura um médico e convence-o de um plano para encontrar a avó e fingir que é casual, é lindo demais. O pai sabe depois, briga com o garoto, mas volta a desaparecer.

É um vizinho que ajuda Valentín nos momentos difíceis e é interpretado por Mex Urtizberea. A avó nunca gostou da proximidade porque o vizinho bebe muito. Ele é pianista, ensina um pouco Valentín tocar e é esse vizinho que ouve Valentín, que o ajuda na longa espera na noite que a avó está no hospital. Muito dolorido após a morte da avó. O pai coloca a casa a venda e deixa o garoto na casa de um amigo da escola. A mãe nunca aparece, vem um amigo da mãe dizer que a mãe pensa sempre no menino, mas mesmo vendo a situação de abandono e desamparo do garoto, nem vai visitá-lo.
O pai teve uma namorada que visita Valentín no começo do filme. Depois ela acaba o relacionamento com o pai de Valentín, mas os dois continuam amigos. Ela é interpretada pela bela Julieta Cardinali. Impressionante como são pessoas estranhas que mais ajudam Valentín e a avó. Valentín é interpretado brilhantemente por Rodrigo Noya.



Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Esse filme é lindo! Adoro! Ainda lembro de quando estreou no cinema.

    Outro dia vi que o ator que faz o Valentín já é pai. O tempo passa!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, é lindo mesmo. só soube da existência na chamada no canal brasil. sim, o ator está grande.

      Excluir
  2. Olá Pedrita
    Deve ser ao mesmo tempo fofo e triste.
    Provavelmente vou chorar até desidratar, não aguento ver crianças passando por maus bocados, mas a lição de esperança, de delicadeza e de aprendizado, na qual se encontra forças pelo caminho e ajuda inesperadas de pessoas praticamente desconhecidas deve ser de uma sensibilidade bem peculiar.
    Vou anotar a dica.
    Bjs e excelente semana pra ti
    Luli https://Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é muito lindo, mas realmente triste. tb não suporto ver crianças sofrendo. ainda mais qd é possível minimizar esse sofrimento.

      Excluir
  3. Respostas
    1. isa, eu tb não. só soube pela chamada no canal brasil.

      Excluir
  4. ah, este parece ser "dos meus", vou procurar vê-lo, rsrs.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!