quinta-feira, 9 de abril de 2020

Se a Rua Beale Falasse

Assisti Se a Rua Beale Falasse (2018) de Barry Jenkins na HBOGo. O filme é baseado no livro de James Baldwin. Nunca li nada desse autor, o texto desse filme e um outro é encontrado no Brasil. Não é uma boa adaptação, arrastada, acaba esvaziando um tema tão urgente.

É a história de um casal muito jovem. Amigos desde a infância, se apaixonam. Ela tem 19 anos e ele 22. Uma acusação de uma mulher que ele a teria estuprado muda a história deles. O rapaz estava com um amigo e a namorada muito longe do local do estupro, mas eles não conseguem provar. O rapaz queixa-se da dificuldade de viver nos Estados Unidos. O Brasil é igual. A lei aqui também não é igual pra todos. Um negro pode roubar um pacote de açúcar e ficar 10 anos preso sem julgamento, enquanto um branco, bem de vida, com bom advogado, que matou alguém e confessou pode ficar 10 anos em liberdade aguardando julgamento.
Assim que ele é preso, ela descobre que está grávida. De uma família acolhedora e assertiva, todos comemoram. O pai da moça não tem uma família unida. A mãe religiosa e fervorosa é extremamente preconceituosa. Todos os atores são lindos e talentosos. Lindíssima a protagonista Kiki Layne, o seu amado é interpretado por Stephan James. A mãe da moça é interpretada pela protagonista de Watchmen, a belíssima Regina King, o pai por Colman Domingo, a irmã por Teyonah Parris. A trilha sonora é maravilhosa.
Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Uma uma bela sugestão! :)
    -
    Pode um coração ser pequeno e tão grande
    -
    Beijo e uma excelente tarde
    "Vai ficar tudo bem"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, mesmo não sendo um grande filme é um bom roteiro.

      Excluir
  2. Eu tenho o livro que originou o filme, comprei ano passado e ainda não li... Uma vergonha! Depois de ler o livro pretendo vê o filme, mas já imagino que vou gostar mais do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, q máximo, quero ler o livro. sim, acho q o livro deve ser melhor. o filme é bem arrastado.

      Excluir
  3. Olá, querida Pedrita!
    Infelizmente acontece muitas acusações falsas, até provar demora.
    Eu sente na pele, esse tipo de filme.
    Obrigada por mais essa dica!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  4. Esse filme deve ser incrível.
    Feliz Páscoa!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, é meio arrastado. mas uma história importante.

      Excluir
  5. James Baldwin está na minha lista de "a ler" faz tempo (também ainda não li nada dele). Gostei da sugestão de filme, vou tentar vê-lo. Quanto ao racismo brasileiro, não há como negar que existe e é mais injusto pelo fato de os negros e 'pardos' serem a maioria da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, não estava na minha lista, incluí depois do filme. sim, no brasil há muito racismo. e a lei aqui não é para todos.

      Excluir
  6. O nome do filme é mais bonito do que o filme.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho curiosidade de ler o livro q tem o mesmo nome.

      Excluir

Cultura é vida!