Longe de ser ingrata, eu fiquei bem frustrada da minha edição ser a preta. Amei que a Companhia das Letras fez várias capas, eu queria demais alguma colorida, ao menos o marcador de páginas que enviaram era amarelo. Eu demorei um tempinho pra ler porque é uma obra extensa, achei que o momento agora era ideal para mergulhar nesses textos por inúmeros motivos. Um deles é o fato que eu venho tentando melhorar as minhas informações sobre a história desse país.
Obra de Jean-Baptiste Debret
O livro concentra-se mais no período da colonização até a Proclamação da República, é quando os textos são mais completos, detalhados e passa mais da metade da obra. É a área de maior pesquisa de uma das autoras, a antropóloga Lilia M. Schwarcz. Eu tinha lido dois livros fundamentais e incríveis escritos por ela que comentei aqui: As Barbas do Imperador e A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis.
O livro acaba sendo um incrível ponto de referência histórico. Há fotografias e muitas referências bibliográficas. Excelente para os estudos! Fiquei absurdamente surpresa o quanto a Companhia das Letras publicou livros históricos, vergonhosamente eu desconhecia sua grande maioria. Ingenuidade da minha parte já que a antropóloga Lilia M. Schwarcz deve selecionar muitas obras para a editora publicar. Ao lado alguns títulos.
Obra Batalha do Avahy (1872) de Pedro Américo
O livro mostra o quanto o Brasil foi violento, as inúmeras batalhas que surgiam em todo o continente, as guerras. Também fala muito sobre a supressão dos direitos humanos, não só na escravidão que durou tanto tempo e mais que todos os outros países, mas no mal hábito do brasileiro de achar que alguém não tem o direito de liberdade e livre arbítrio, seja por exclusão de poder econômico, ou no poder de um sobre o outro. Mostra os inúmeros confrontos dos negros que se organizavam e buscavam a libertação de outros, os inúmeros quilombos que desde o início da colonização já se organizavam e atacavam, refutando aquela errônea ideia de escravos obedientes, o mesmo sobre os índios. A obra termina no início das manifestações nas ruas em 2015. Apesar de um livro extenso tem várias fotografias, o índice com anotações, um apanhado histórico, então não é tão assustador de tamanho pelo que aparenta. Brasil: Uma Biografia é um livro fundamental!
Beijos,
Pedrita
Acredito que seja um livro muito sedutor de ler. Já li muito livro na vida. Agora é mais... jornais desportivos.
ResponderExcluir.
Cumprimentos
Proteja-se
rykardo, tenho procurado reduzir as minhas lacunas históricas. e lilia schwarcz sabe escrever bem e agradável.
ExcluirUma coisa é certa: o povo brasileiro tem muito o que aprender sobre o seu próprio país. Quem não conhece a própria história está condenado a repeti-la para sempre.
ResponderExcluir(fiquei interessada neste livro!)
marly, há pouca informação. há muitos livros, mas alguns ficam secretos como esses que mencionei. acho que vai gostar do livro.
ExcluirOlá Pedrita
ResponderExcluirFarei das suas as minhas palavras tomando emprestada com a devida licença poética e crédito: chocada que tb desconhecia a maioria desses livros históricos da Cia das Letras 😕😕
Este Brasil Uma Biografia já quero muito ler.
Fundamental!
E aaahhhhh eu queria uma capa laranja 😄😄
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
luli, não é pra ficar chocada? eu fiquei com vontade de ler esses q coloquei as fotos. acho q vai gostar desse livro. tb amo a capa laranja, mas já vi fotos individuais de vários, cada hora quero um.
ExcluirAdorei a dica, ainda não conhecia.
ResponderExcluirBeijos boa semana
www.bellapagina.blogspot.com.br
bella, foi muito comentado na época do lançamento. acho que vai gostar.
ExcluirAdorei a sua dica de leitura.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
lulu, acho q vai gostar.
ExcluirBoa noite Pedrita!Parabéns pelas belas postagens.
ResponderExcluirEstou seguindo o seu blog e fiquei curiosa para ler esse livro.
Eu sou um gato!
Um abraço.
Valdete Cantu.
valdete, estou gostando de eu sou um gato, mas estou bem no começo. qd terminar a ler eu falo dele aqui.
ExcluirPedrita,
ResponderExcluirDeve ser muito bom.
Pena que eu esteja numa fase de profundo desânimo com o Brasil, o que me desmotiva para leituras sobre ele.
heloisa, então é melhor não ler mesmo. parece q tudo o q vivemos está lá em outros períodos. parece q no brasil não é só a moda q é cíclica. muito triste.
Excluir