domingo, 21 de junho de 2020

A Última Abolição

Assisti ao documentário A Última Abolição (2018) de Alice Gomes no festival É Tudo Verdade no Canal Brasil. Excelente! Quem está estudando para provas e precisa de informações sobre História do Brasil é um excelente filme e para quem quer preencher as lacunas dos cursos de história como eu venho buscando também é fundamental.

Muito bem realizado, o documentário fala com vários filósofos, historiadores, sociólogos, escritores, advogados de todo o Brasil que comentam sobre os momentos históricos que antecederam e precederam a Abolição. São estudiosos do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Além dos nomes mais conhecidos dos movimentos como José do Patrocínio, Luiz Gama e André Rebouças, o filme fala de vários outros que foram igualmente determinantes na luta pela abolição.  Fala do medo da elite que o Brasil viesse a tornar-se ou um Haiti, onde os negros se rebelaram e se libertaram, ou como os Estados Unidos, em uma interminável guerra civil que dividiu o país. Falam do enorme financiamento no Brasil para trazer europeus para substituir a mão de obra escrava e dos inúmeros artigos de intelectuais da época que acreditavam que com o tempo teria um embranquecimento dos brasileiros. Ao final da escravidão a maioria brasileira era negra, mas eles realmente acreditavam que trazer europeus iria mudar a cor da pele da maioria dos brasileiros. Muito estranho terem financiado tanto a vinda de europeus ao Brasil, mas não terem gasto um centavo na capacitação dos negros alforriados.
Na imagem Giovana Xavier, doutora em História e Professora pela UFRJ.

Fala ainda das mulheres, que não aparecem nos textos, na política, e sim nas fichas policiais. Contam que após a abolição muitos foram presos porque foram comemorar a abolição com samba. Que as mulheres, quando levantavam dinheiro para a alforria, não compravam a sua alforria, e sim de suas filhas mulheres, já que elas e seus filhos já nasceriam livres. Falaram dessa consciência política que as negras escravas tinham. São entrevistados: Alexandre do Nascimento, Álvaro Nascimento, Amilcar Pereira, Ana Flávia Magalhães, Andrea Santos Pessanha, Angela Alonso, Antônio Carlos Higino da Silva, Bárbara Canedo, Débora Santana de Oliveira, Elciene Azevedo, Fernando Conceição, Giovana Xavier, Hebe Mattos, Humberto Adami, João José Reis, Luciene Lacerda, Mauricio Lissovsky, Nielson Bezerra, Noel dos Santos Carvalho, Paulo Sérgio Rangel do Nascimento, Petrônio Domingues, Regina Echeverria, Sueli Carneiro, Tom Farias (Uelinton Farias Alves), Walter Fraga FilhoWlamyra Albuquerque.
Na imagem a historiadora Wlamyra Albuquerque.
O documentário é muito bem realizado, com vários gráficos apontando os momentos históricos, textos da época, ilustrações. No final segue para a contextualização dos anos seguintes e nos dias de hoje, quando são executados inúmeros jovens negros, inclusive por policiais. Em pouco tempo, alguns policiais abordam jovens negros nas ruas, julgam, condenam e os executam a céu aberto. Tudo isso em um país que diz não ter pena de morte.

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Para além de lhe desejar um bom fim de semana cinéfilo, desejo também que tenha um domingo feliz
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Comentei sobre o documentário no meu site. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mais uma publicação muito interessante!
    🌹🌹
    -
    Esperei em segredo na fantasia do amor ...

    Beijo, e uma excelente semana. :)

    ResponderExcluir
  4. Em países como o nosso, as informações históricas tendem a ser alteradas, suprimidas ou falsificadas. Então eu acho bom quando aparecem pessoas fidedignas para pesquisarem o assunto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu li um texto uma vez sobre biografias. q nos eua há vários livros sobre o mesmo assunto com abordagens diferentes. aqui temos pouco, fico sempre feliz qd aparecem produtos q falem de história. esse foca na abolição, então dá vários detalhes. muito bom.

      Excluir
  5. Olá Pedrita
    Estou impactada com sua resenha perfeita!
    Preciso assistir esse documentário excelente e absolutamente necessário.
    Um tema atemporal que vem preenchendo lacunas e explicando a história mais próxima da realidade do que a que conhecemos contada nos livros por um só ponto de vista.
    Gratidão por compartilhar.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu gostei muito de procurar inúmeros estudiosos do período.

      Excluir
  6. Boa noite obrigado por nos apresentar outro belo. Cada dia melhor surpreendo com seu trabalho e pesquisa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Amo documentários, esse é uma riqueza, história do Brasil!
    Obrigada, por mais essa bela dica amiga!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, o que gsotei é que fala mais especificamente dos movimentos que levaram a abolição. sempre soube que a princesa isabel só assinou a abolição, mas q era fruto da pressão inclusive exterior. e foi bom conhecer vários protagonistas desse momento.

      Excluir

Cultura é vida!