O marcador de livros é um tapetinho que comprei em uma feira do imigrante na barraca da Hungria.
Foto de Otto Hees
Apesar de ter lido os outros livros, esse foca em outros aspectos. Primeiro fala do nascimento dos herdeiros. Como no livro da Isabel, o marido dela, o Conde D´Eu, era odiado. Também não gostavam do casal que era muito religioso. E Isabel contrariou o pai e fez a abolição, sim, por pressão, mas ela e o marido eram abolicionistas. Isabel era a tia de Pedro. Ele não gostava da tia.
Enquanto a Princesa Isabel assinava a Abolição, Dom Pedro II e o neto, aos 24 anos, viajavam pela Europa. O avó se interessava por ciências e pesquisas, e o neto por política. Surgiram pretendentes a Pedro Augusto, mas eles não concordavam com os termos do contrato, então não se casou. A família real volta ao Brasil quando os republicanos estão preparando o golpe, visualmente ele lembrava muito o avô que era adorado. A família real é ovacionada, todos adoram Pedro Augusto. Uns 15 dias após a Proclamação da República seria aniversário do avô, e Pedro Augusto acreditava que a tia abdicaria do trono a pedido de Dom Pedro II e Pedro Augusto seria o Imperador.Foto da saída do Brasil
Após a Proclamação da República, insistem que a família real saia de madrugada, em silêncio, para evitar conflito. Os monarquistas nunca entenderam porque a família Real não lutou para ficar no poder. Depois os monarquistas tentaram trazer um neto de Dom Pedro II ao Brasil que nem conseguiu descer do navio. Pedro Augusto se desestabilizou já no navio, passou a ter mania de perseguição e passou o resto de sua vida indo a sanatórios, tentou suicídio inclusive, mas morreu com mais de 60 anos em um sanatório.
Beijos,
Pedrita
Olha, vou confessar, nem li o post para não antecipar nenhuma das revelações. Sempre quis saber mais sobre esse príncipe-futuro imperador que o destino afastou demais dos planos que fizeram pra ele.
ResponderExcluirBeijo e bom fim de semana
marly, melhor mesmo, a vida desse jovem é complexa.
ExcluirOlá, tudo bem? Seria muito interessante a produção de uma minissérie sobre o Pedro Augusto...Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirdevem falar do neto do dom pedro II na nova novela da globo. e se não falar da vida adulta dele, poderiam continuar a novela.
ExcluirNossa ... a vida dele foi uma verdadeira tragédia. Vale a pena reler essa história com cuidado.
ResponderExcluirali, exatamente. ele acreditou demais que seria o imperador, não lidou nada com a proclamação da república.
ExcluirVou tomar nota da sugestão!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
isabel, é ótimo.
ExcluirEu já li várias biografias ficcionadas ou não e é um género que gosto. Nãp conheço a autora nem a personagem, mas sem dúvida que relata aspetos importantes da história do Brasil
ResponderExcluircarlos, essa é biografia mesmo. mary del priore é uma historiadora e pegou em jornais, cartas, a história do neto de dom pedro II.
ExcluirTenho esse livro.
ResponderExcluirAinda não li.
Bjs,
liliane, é incrível.
ExcluirLi a Mary com alguma frequência na época da minha graduação em História, isso faz mais de 10 anos, meu Deus, como o tempo passar rápido!!!! Nossa!!! Fique com vontade de revisitar a autora para saber mais sobre a família real brasileira. Deu vontade de revisitar a autora, lembro que ela escreve muito bem.
ResponderExcluirhttps://elfpandora.blogspot.com/
pandora, eu resolvi ler a priore pq ainda não tinha. gostei muito. não conhecia praticamente nada sobre o neto do dom pedro II.
ExcluirQuero muito ler esse livro.
ResponderExcluirVai já para a wishlist.
Tenho curiosidade sobre a biografia do príncipe Pedro Augusto.
Lindo seu marcador tapetinho artesanal ❤❤
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
luli, acho que vai gostar. preenche lacunas. eu amei esse marcador, comprei dois na época. tinham vários, um mais lindo q o outro.
Excluir