Um dos motivos de querer ver esse espetáculo era pelo elenco, amo esses atores, mas não tinha ideia que seriam interpretações inesquecíveis. Virgínia Cavendish é Mary Stuart. Não sabia que a Rainha da Escócia ficou presa 18 anos pela sua prima Elizabeth I, a Rainha da Inglaterra, interpretada pela Ana Cecília Costa. Que atrizes! Mas todos os personagens são densos, dúbios e difíceis. Que raiva do personagem do César Mello, idem do Fernando Pavão, por motivos díspares. O tempo todo temos dúvidas de que lado os personagens estão, como o do Iuri Saraiva. A personagem de Chris Couto é quem fica ao lado de Mary Stuart, junto com Letícia Calvosa. O de Genézio de Barros tenta diplomaticamente, sem sucesso, diminuir os conflitos e as iras. São muitos interesses, manipulações, jogos de poder. Ainda estão no elenco Joelson Medeiros, Fernando Vitor e Alef Barros.
As fotos são de Priscila Prade
Eu amo os videomapping de André Grynwask e Pri Argoud, somados a belíssima iluminação de Wagner Freire. Que lindos os figurinos de Marichilene Artisevskis. Essa montagem traz uma versão contemporânea da história. Mary Stuart fica em cartaz até 27 de novembro. É grátis! Só precisa reservar com antecedência no site do teatro.
Assisti "Duas Rainhas" de 2018 com a Margot Robbie (Elizabeth I) e Saoirse Ronan (Mary Stuart) e na época concordei com as críticas que diziam que o filme falava mais da rivalidade entre elas que do destaque de 2 mulheres ocupando papéis de destaque na política em um mundo dominado por homens.
ResponderExcluirQuero MUITO assistir essa peça com elenco estelar e interpretações maravilhosas em uma versão contemporânea!
Como vai até o fim do mês que vem vou me programar.
Sua resenha está fantástica!
Bjs Luli
ah, eu tb, comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2020/01/mary-queen-of-scots.html
Excluireu gostei muito do filme e amei a peça. mulheres fortes enfrentando muitas adversidades com o turvar da religião. vai sim, vai amar.
Ainda bem que foi positivo. Aconselha-se, portanto!!
ResponderExcluir-
A saudade, é ...
.
Beijos, e uma excelente semana.
cidália, maravilhosa peça.
ExcluirQueria muito assistir a essa peça. Uns anos atrás eu li uma biografia (de 3 volumes, se não me engano, e muito boa) do rei Henrique VIII, que foi o pai da rainha Elizabeth 1. Acabei conhecendo um pouco a dita rainha por inspiração da biografia do pai. Pessoalmente eu acho que o mundo não mudou radicalmente, desde então. É claro que hoje as pessoas não aceitam mais os extemismos dos soberanos, mandantes e líderes, no que se refere às execuções de cônjuges e rivais. Mas, na essência, muita coisa continua igual. Os jogos de poder, os interesses por dominação, os confontos e o uso de estratégias baseadas em premissas muitas vezes falsas, para subjugação daqueles a quem interessa subjugar, continuam aí.
ResponderExcluirmarly, queria ler essa biografia. vc ia gostar da peça. sim, mudamos muito pouco. sim, os jogos de poder continuam.
ExcluirPedrita, a biografia, na verdade é chamada de Autobiografia de Henrique VIII (porque seria baseada em coisas escritas pelo próprio rei, especialmente um diário), tem mais de 3 volumes e a autora chama-se Margaret George. Eu não tenho estes livros porque devo ter tomado emprestado de alguém. Se os tivesse os enviaria pra você, rsrs.
Excluirah, imagina, é q eu anoto os livros q quero ler pra qd surgem feiras eu procurar.
ExcluirQue interessante essa peça. Gostei da dica.
ResponderExcluirBeijos,
www.luluonthesky.com
lulu, vc vai gostar.
ExcluirNossa, que baita elenco. Parece ´ótima mesmo.
ResponderExcluirsergio, impressionante o elenco não? é maravilhoso o espetáculo.
Excluirpassando para desejar uma linda semana bjs saude
ResponderExcluirisa, ótima semana tb.
Excluir