segunda-feira, 18 de março de 2024

A Candidata Perfeita

Assisti A Candidata Perfeita (2019) de Haifaa Al-Mansour no TelecinePlay. Tem um tempo que vejo o pôster desse filme em drama, mas por ser da Arábia Saudita, um país opressor às mulheres, relutei muito. Que filme corajoso!

Para entender o contexto, a Arábia Saudita é o país que recentemente permitiu que as mulheres dirigissem carros. A protagonista é médica, essa aí só com os olhos descobertos. Corajosa ela estudar medicina em um país tão machista. Muitos pacientes se recusam a ser tocados por ela, mesmo ela sendo a única médica do posto. E passam a ser atendidos por enfermeiros. Malala comentou que a burca é uma vestimenta recente, que surgiu com o obscurantismo religioso e o desejo de poder dos homens em oprimir, controlar e dominar as mulheres. Pela cultura, elas sempre usaram véus, mas tudo, inclusive as roupas, eram coloridas. Com a opressão, as vestimentas passaram a ser pretas ou marrons e só o olho fica descoberto. A personagem usa outro nome pra essa parte que só deixa o olho descoberto. Ela está arrasada porque não consegue que o poder público arrume a chegada no posto que é um lamaçal só. As pessoas que carregam as macas se afundam na lama, as cadeiras de rodas não rodam.
Ela consegue uma licença para ir em um congresso em Dubai. No aeroporto o visto tinha que ser eletrônico, não mais manual. O pai dela é músico e está em turnê. Ele é o guardião dela. Ela vai atrás de um primo, pra ser atendida por ele se candidata a uma vaga política. O primo não pode fazer o visto, só mesmo um guardião mais próximo, irmão, marido. Ela perde a passagem e o congresso e resolve se candidatar a revelia do pai e das irmãs. As mulheres não podem se dirigir diretamente aos homens. Ela só pode fazer campanha para as mulheres. A maioria não vota, uma fala que o marido vai matá-la se ela votar. É nesse meio caminho que ela tira aquele véu que só deixa os olhos. Mila Al Zahrani está incrível e só de ser atriz em um país desse já é maravilhoso! Subverter o obscurantismo é maravilhoso! Parabéns à diretora e sua coragem! Quero ver todos os outros filmes que ela dirigiu.
O pai é músico, a família é de músicos. Ele finalmente conseguiu uma autorização do governo para ir em uma turnê com a banda pra fazer os shows. São ameaçados o tempo todo porque os mais radicais acham que a música teria que ser proibida. 

Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Toda vez que leio sobre as imposições absurdas do sistema patriarcal sobre as mulheres, envio um agradecimento mental às corajosas mulheres que lutam contra isso.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, e ser contra em um país opressor como a arábia saudita é mais ainda. ou como o irã onde as prisões estão lotadas de mulheres.

      Excluir
  2. Um filme corajoso e absolutamente necessário!
    NÃO consigo de jeito nenhum imaginar como essas mulheres vivem nesses países opressores 😭😭 é MUITO triste e uma indignação.
    Consegue imaginar não poder vestir o que quer?
    Não poder se expressar?
    Não ouvir música?
    A candidata perfeita em uma voz que se eleva, uma heroína da vida real e uma inspiração.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!