segunda-feira, 22 de julho de 2024

P.A.R.I.D.O ato de expelir

Assisti a peça P.A.R.I.D.O ato de expelir do Grupo Trapo no Teatro de Arena Eugênio Kustner. Sábado é dia de fantasminhas e olhem que incrível, no teatro. O gênero infelizmente é pouco explorado no teatro. O grupo fez vários cartazes inspirados em filmes de terror, os vídeos também são geniais. A ótima direção é de Muriel Vitória.

Fotos de Tayane

Estava muito ansiosa, mas medrosa. Na TV é só desligar quando dá muito medo e voltar depois. E o que fazer no teatro? Sair correndo? E como seria com as pessoas vendo as minhas expressões ou meus sustos? Medo, muito medo. E pior ainda, queriam que eu sentasse na primeira fila, nem morta!!!! 

Amei o espetáculo. É do estilo que gosto, utilizam o terror para falar de questões profundas. Uma jovem grávida sofre tormentos com monstrinhos, fantasminhas, enfim, espíritos irritantes. O espetáculo os chama de consciência, mas podem ser qualquer coisa. O bom desse gênero é que o pensamento pode definir o que quiser. O pai de sua criança é como muitos, irresponsável, egoísta e pra piorar, alcóolatra. Belíssimo figurino dela, uma linda camisola bordada. Eles estão sempre de branco, há muitas rendas. Os obsessores de preto. E que elenco bonito! Lis Santos (M.Ã.E), Márcio Lima  (P.A.I), Fernando Tavares  (C.O.N.S.C.I.Ê.N.C.I.A ), Isaque Patrício (CONSCIÊNCIA), Pedro Gonçalves (CONSCIÊNCIA), Vitória Rabelo (CONSCIÊNCIA) Well Nascimento (CONSCIÊNCIA) e Zé Carlos de Oliveira (CONSCIÊNCIA).

A maravilha do teatro é que cada um utiliza a forma que quer se expressar. Em P.A.R.I.D.O ato de expelir a escolha é pela expressão de corpo. É uma peça muito, mas muito sensorial, ficamos angustiados só com o que vemos e sentimos, sons, movimentos, como uma dança, ótimas coreografias. Excelente trabalho corporal. Gostei muito! O cenário também gostei muito, vários objetos que foram descartados, como uma TV de tubo só com chuviscos (medo), pra dar uma unidade usaram linhas pretas e tecidos brancos em cada um, fantástico. Gostei muito também que o cenário muda com os fantasminhas mudando tudo de lugar. Eles utilizam também alguns bancos da plateia que estão com lençóis brancos (medo). E sim, vários fantasminhas saem de dentro deles (medo).
O Grupo Trapo existe há 23 anos, incrível resistir por tanto tempo em um país economicamente tão instável.
P.A.R.I.D.O ato de expelir fica em cartaz até 11 de agosto.



Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Todas minhas gravidez o medo do que vai sair é constante. Beijo,

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, uma excelente segunda-feira e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, isso para mim é novidade, terror no teatro. Mas, pelo jeito, os realizadores se saíram muito nessa empreitada.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, existe, mas pouco. e sim, eles foram cirúrgicos. deu todo o clima de terror o espetáculo.

      Excluir
  4. Uaaaaaaaaaau terror no teatro é MUITO surreal.
    Imagine eu correndo e gritando, pulando na poltrona e quando chegar em casa, dormir com a luz acesa depois de olhar embaixo da cama 😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, simmm, terror ao vivo é tudo!!! foi muito bom.

      Excluir

Cultura é vida!