terça-feira, 28 de agosto de 2007

Casa de Areia

Assisti Casa de Areia (2005) de Andrucha Waddington no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme, inclusive quanto esteve em cartaz nos cinemas. Sou fã incondicional desse trio: Andrucha Waddington, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. O quando um casamento pode fazer bem a alguém e ampliar o seu talento. Os dois se completam e a união com a mãe, essa grande atriz, só aumentam as maravilhas que compartilhamos com eles. Casa de Areia é belíssimo em tudo, direção, fotografia, interpretação, roteiro, uma perfeição.

Começa com nossas protagonistas chegando nos Lençóis Maranhenses em 1910. Elas estão exaustas com um grupo liderado pelo marido da filha. Um homem grosseiro que deixa claro a esposa que pagou muito caro por ela pagando todas as suas dívidas. Ela está grávida desse homem horroroso. Eles são então roubados pelos que os levaram e ficam os três na região. O marido logo morre em um acidente e essas duas mulheres ficam abandonadas a própria sorte. Se não são alguns moradores locais, nem conseguiriam sobreviver. Passam-se as gerações. E Fernanda Torres e Fernanda Montenegro alternam suas personagens e o envelhecimento delas.
Me lembrou bastante O Piano onde uma mulher bem criada é levada a um lugar ermo e tem que viver em condições precárias. Em Casa de Areia a precariedade é no limite. Elas vivem no meio da areia, daquele clima complexo e sem o mínimo de conforto. Sempre sujas, sem conforto, sem roupas, sempre aos trapos. Nós que estamos tão acostumados a tecnologia esquecemos as dificuldades que viviam as pessoas em lugares pouco colonizados. Nós que sentimos falta de um computador que quebra esquecemos que algumas pessoas ficam anos sem ver alguém diferente. Elas passaram dez anos até ver alguém que fosse da cidade e conhecesse um pouco os seus hábitos E para conhecer essas pessoas elas andaram dois dias. E ficaram de voltar para partir com essas pessoas, o que significaria 4 dias depois. Dois de ida e dois de volta a pé. O quanto nós não temos essa noção desde que toda a locomoção e comunicação ficou mais fácil e ágil a vida.

As duas Fernanda Torres e Fernanda Montenegro arrasam. Ainda estão no elenco: Ruy Guerra, Seu Jorge, Luiz Melodia, Enrique Diaz, Stênio Garcia, João Acaiabe, Emiliano Queiroz, Camilla Facundes.

A direção de fotografia de Ricardo Della Rosa é maravilhosa e as imagens dos Lençóis Maranhenses é um sonho. A idéia do filme veio de uma narração de uma foto por Luiz Carlos Barreto sobre uma casa abandonada na areia. Casa de Areia ganhou merecidamente 3 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte.




Beijos,

Pedrita

8 comentários:

  1. Eu não gostei. Acho que tem tudo a ver com o que vc acabou de comentar no meu blog...rs

    ResponderExcluir
  2. Este filme nunca me chamou a atenção. Acho que nunca assistirei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. olha, odeio tietagem, mas meu maior sonho e olhar pessoalmente pra Fernanda Montenegro, tipo, tete a tete, e falar "você é demais"... espero conseguir...

    ResponderExcluir
  4. Fernanda Montenegro, só por si, pode valer um filme inteiro.

    ResponderExcluir
  5. Até hoje não assisti a esse filme. Sempre que vou a locadora para alugá-lo aparece alguém e o leva antes de mim. Normalmente, isso é sinal de que vou gostar do filme quando vê-lo. No entanto, não se dá valor a esse tipo de filme aqui no Brasil. Aqui o que presta são essas produções de quinta tipo O Primo Basílio e Cidade dos Homens (para essas porcarias as redes de cinema dedicam muitas salas!).

    (http://claque-te.blogspot.com): Fahrenheit 451, de François Truffaut.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ped´s,

    Obrigada pela preocupação, querida. Eu estou melhor sim. Continuo com um pouco de dor, mas já estou bem melhor. Obrigada pela preocupação! Acho que senti abraçada por ti...

    ----

    Sobre o John e Mary eu lembrei de uma frase que li em um blog outro dia:
    "emos que aceitar (e suportar) que, sobretudo entre apaixonados, a comunicação é basicamente equívoco, mal-entendido, erro de interpretação, e que tudo o que os amantes podem inventar juntos sempre inventarão sobre as ruínas da comunicação, não sobre seus êxitos.

    Alan Pauls, escritor argentino, em entrevista sobre o seu mais novo e badaladíssimo livro "O Passado"."

    Interessante, né? Achei que tinha relação com o filme, já que eles ficavam imaginando ao invés de conversarem, perguntarem, enfim... rs

    ----

    Casa de areia... lembro de quando este filme foi lançado, e tenho vontade de vê-lo desde então! A tua descrição me deixou com Água na boca...

    Só não entendi uma coisa: o que o Seu Jorge e o Luiz Melodia (dois cantores que acho um barato) estão fazendo no filme? rs

    Não conta, não conta... talvez assim eu tome vergonha na cara e resolva vê-lo... rs

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosas interpretações das duas. Difícil mesmo tentar compará-las, pois os talentos são imensos. E tive a oportunidade de conhecer os lençõis e onde ocorreranm as filmagens. Super! Bjão.

    ResponderExcluir
  8. Fantásticas ambas. Os genes transportam mestria.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!