quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Violação de Domicílio

Assisti ao filme italiano Violação de Domicílio (2004) de Saverio Constanzo no Telecine Cult. Gosto bastante também do título original, Private. Eu fiquei interessada em ver esse filme depois que li um post no blog do Marcelo Janot. Vou tentar explicar com clareza o filme, mas é melhor vocês assistirem a explicação do Marcelo Janot faz no Telecine Cult antes do filme ou no comentário em vídeo no post do blog dele.

O filme se passa na Palestina, uma família de classe média alta acaba tendo que conviver com soldados israelenses em sua própria casa. E eles não falam o mesmo idioma. Os idiomas do filmes são árabe e hebraico.
Violação de Domicílio mostra, por uma metáfora, a insanidade desse conflito, a pouca lógica dessas guerras. Mas como tenho falo no meu blog há anos, não vejo lógica em nenhuma guerra. Outra questão que sempre ressalto fica igualmente clara em Violação de Domicílio. A mãe acha insano o pai não aceitar ir embora da casa invadida. Ele acha que por dignidade e honra, ele e sua família devem permanecer na casa mesmo vivendo de forma tão ruim e com tanto medo. Sempre falo que a mulher não compreende a guerra como o homem, que elas têm mais dificuldade de lutar e são desistem mais de conflitos.
O mais ilógico de tudo é que em uma explicação do pai porque ele acha que eles não devem ceder partindo, ele fala que os filhos ficarão com idéias distorcidas, que ficar sem destino poderá ser ruim para eles e que a luta sem armas é a saída. Mas nós vemos que ele está enganado, quando um filho, revoltado com a situação, se admira sonhando ser um soldado e se vingando de todos. Também ficamos pensando: ir para onde? abandonar tudo e ir viver onde? É um filme ambígüo, angustiante e complexo, mas muito bom.

Alguns do elenco são: Mohammed Bakri, Lior Miller. Hend Ayoub, Tomer Russo e Arin Omary. Violação de Domicílio é baseado em uma história real e ganhou prêmio da crítica no Festival de São Franciso que teve no júri o Marcelo Janot.


Beijos, Pedrita

5 comentários:

  1. Passei aqui para te desejar um feliz Blog Day!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mais um que não assisti :( bjos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita, apesar de não estar escrevendo no blog, ainda visito os amigos.. rs Um grande beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Duas citações interessantes para comentar este post:

    "... as mulheres mantém a ordem da espécie com punho de ferro, enquanto os homens andam pelo mundo empenhados em todas as loucuras que puxam a história. Isso me faz pensar que as mulheres carecem de sentido histórico: com efeito, se não fossem assim, não poderiam cumprir sua função primordial de perpetuar a espécie". p. 117, Gabriel García Màrquez, no livro Cheiro de Goiaba.

    "E o que é a guerra além deste passar de mão em mão coisas cada vez mais amassadas?" p. 35, Italo Calvino, O Cavaleiro Inexistente

    ... e eu continuo pregando a gentileza e as manifestações de carinho...

    beijos e um ótimo final de semana, Peds!

    ResponderExcluir
  5. Parece bem interessante esse filme.
    Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!