segunda-feira, 27 de agosto de 2007

John e Mary

Assisti John e Mary (1969) de Peter Yates no Telecine Cult. Absolutamente incrível! Apesar de um retrato das transformações dos relacionamentos da década de 60, John e Mary é um filme muito atual. O roteiro maravilhoso é baseado no livro de Mervyn Jones.

Tudo é inovador em John e Mary. O estilo de narrativa, a construção do roteiro, a abordagem de assuntos tabus para a época. E no elenco estão os jovens Mia Farrow e Dustin Hoffman. Os atores estavam no filme, ele com 32 anos e ela com 24.

John e Mary começa com nossos jovens atores dormindo juntos. Aos poucos vamos percebendo que eles se conheceram na noite anterior e foram para a cama. John e Mary traz os diálogos e pensamentos de nossos protagonistas, que sem intimidade alguma um com o outro, apesar de terem dormidos juntos, pensam o que o outro pode pensar e expressam em alguns dos seus pensamentos os seus preconceitos.

Como a maioria que conhece alguém, há histórias anteriores, portanto os dois comparam mentalmente continuamente seus ex com o que acabaram de conhecer. É muito engraçado ver a imaginação quando o outro conta sobre sua vida sendo que nós já vimos como realmente é.
Também é o período posterior a pílula anti-concepcional que promoveu a revolução nas relações afetivas e a liberação sexual, principalmente às mulheres. Época que traz a filosofia hippie.

A narrativa é toda entrecortada. Conhecemos com flashes de lembranças um pouco da história de cada um. E também vemos suas imaginações sobre os fatos. São muito divertidas as divagações dos nossos protagonistas. E o mais interessante é que John e Mary passa em um único dia.

Não é à toa que John e Mary virou um hit na época. Mas apesar de ser um filme que retrata claramente uma geração, é muito atual, por falar das relações afetivas, dos questionamentos sobre conhecer alguém e dormir na mesma noite, relacionamentos abertos. Nessa foto está a bela modelo , Sunny Griffin que só atuou nesse filme. Outro que está no elenco é Stanley Beck.




Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Não conhecia este filme. Mas gostei do que você escreveu sobre ele. Tem um tema atual mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que maneiro, que coisa mais contracultura! Adoro os dois e deve valer mais do que apenas como documento de época. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não vi o filme. O mais interessante é que não me lembro dele como "cult" na época... Claro que eu não vi TUDO, não tive conhecimento de TUDO em relação aos anos 60 e 70. Mas fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  4. Não vi esse ainda, Pedrita. Mas está na lista...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu ia escrever sobre esse filme tbm mas nem tem mais graça.Você disse tudo.

    ResponderExcluir
  7. E' o primeiro filme em que há menção da internet: os japoneses que moram no andar de baixo no predio da Mary e marcam encontros pelo computador. Eu adorei esse filme. Estou tentando assistir de novo.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!