sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O Pagamento Final

Assisti O Pagamento Final (1993) de Brian De Palma no Telecine Cult. É um excelente filme, com tomadas de câmera incríveis, excelente direção e um desempenho majestoso de Al Pacino. O roteiro é baseado no livro de Edwin Torres.

Começa com o personagem do Al Pacino, Carlito Brigante, saindo da prisão. Ele é um porto-riquenho que vivia da criminalidade e do tráfico de drogas. Ele quer sair do crime, juntar dinheiro para entrar em sociedade com um conhecido em uma locadora de carros nas Bahamas. Para juntar dinheiro fica sócio do seu advogado em um bar. Só que é onde praticou todos os crimes anteriormente e tem a dificuldade de se manter longe de confusões. Na narração ele diz o tempo todo que tem azar, mas fica claro a dificuldade de viver com dignidade em um lugar onde a criminalidade corre solta e por muito tempo se alimentou dela.

O Pagamento Final fala muito de preconceito. Em um texto. Al Pacino fala das delimitações que os porto-riquenhos tinham nos Estados Unidos. O próprio preconceito de negros com os porto-riquenhos e as delimitações de ruas.

O advogado é interpretado maravilhosamente por Sean Penn e gostei muito da dançarina, interpretada pela bela Penelope Ann Miller. As tomadas de câmera são maravilhosas, bem como a iluminação, a edição, a direção e a fotografia. A direção de arte é de Gregory Bolton. A edição de Kristina Boden e Bill Pankow. E a Direção de Fotografia de Stephen H. Burum.

Gostei muito da trilha sonora, a música principal, Your Are So Beautiful, é interpretada por Joe Cocker. Tem no youtube o trecho da música no filme quando sobem os créditos.

Beijos,

Pedrita

8 comentários:

  1. Não vi este filme, mas adoro o Al Pacino. O filme deve ser muito bom! A música é linda também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Pê! Deve ser massa mesmo esse filme... Al Pacino é tudo.

    Ah, me passa o endereço do quadrinhista nordestino que você me falou :D, por favor.

    ResponderExcluir
  3. Al Pacino, não no seu melhor, mas perto...

    ResponderExcluir
  4. Boa dica querida. Vou aproveitá-la no feriadão. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita

    se tiver um tempinho, bem que podia dizer no meu post algo sobre as mercearias tradicionais ainda existentes no Brasil. Algo sobre os produtos e afins. Tenho alguma curiosidade.

    Obrigada pelo seu comentário.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá de novo Pedrita

    resposta rápida :)

    também gosto de visitar os mercados das cidades que visito. Aí sente-se a vida real, não a fabricada para turista.
    E os produtos variam. Lembro de, num mercado de Viena, ter encontrado, curiosamente, montes de bancas com ervas aromáticas.
    Em Marraqueche... uma sedução de cores e cheiros.
    E em LaRochelle, França, predominam as ostras.

    Visitarei os links que indica.

    Grata pelas indicações.

    ResponderExcluir
  7. FILMAÇO! A química Pacino/De Palma aprisiona o espectador do início ao fim do filme, nos deixando como legado um dos maiores filmes criminais que eu assisti até hoje. Fizeram uma continuação (na verdade um prequel) com o Mario Van Peebles e até interessante de assistir. Não chega no talento de De Palma, lógico, mais vale um domingo sem nada pra fazer. Beijos do crítico da caverna (ou contra-regra, como preferir).

    (http://claque-te.blogspot.com): Possuídos, de William Friedkin.

    ResponderExcluir
  8. Eu não entendo como esse filme não virou um clássico.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!