domingo, 4 de novembro de 2007

A Paixão de Ana

Assisti A Paixão de Ana (1969) de Ingmar Bergman no Telecine Cult. É um dos meus diretores preferidos, mas esse é um dos mais difíceis de assimilar, isso porque há muitas cenas com animais e eu tenho muito dificuldade de ver. Um homem vive sozinho. Ele acaba conhecendo uns vizinhos, um casal e a Ana.

Todos têm histórias difíceis no passado e todos parecem manter alguns comportamentos sádicos. Tanto que não temos idéia sobre quem é que faz as maldades com os animais, porque todos poderiam ser, porque são estranhos, ou como todo ser humano, tem lados escuros e em A Paixão de Ana tudo fica mais evidente. Mas nunca ficamos sabendo.

Bergman filma ainda os atores falando o que pensam sobre os seus personagens e essa filmagens entram no meio do filme, em alguns momentos. É muito interessante! Uma aula e tanto de cinema.


As atrizes também são lindíssimas: a bela Liv Ullmann como Ana e Bibi Andersson. Os dois homens são Max Von Sydow e Erland Josephson.



Beijos, Pedrita

4 comentários:

  1. Pedrita, se tem cenas de animais maltratados eu vou passar longe do filme. Não consigo ver mesmo.Me faz mal e fico muito triste mesmo.

    Beijos

    Adorei a roupinha da doll!

    ResponderExcluir
  2. Um bom texto, minha cara. Embora não figure entre os meus Bergmans favoritos, gosto muito dele. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Imagino..uma aula de Bergamn... beijoss

    ResponderExcluir
  4. marion, fique longe mesmo, são difíceis.

    moacy, também não é o meu favorito.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!