quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Mary

Assisti Maria (2005) de Abel Ferrara no Telecine Cult. Queria muito ter visto esse filme quando veio ao Brasil na Mostra Venezia Cinema Italiano. Uma co-produção entre Itália, França e Estados Unidos. O filme era muito comentado na Europa, muito comentado na mostra, mas passou em duas únicas sessões no meio da semana e não consegui ir. Fiquei emocionadíssima quando estreou no Telecine e é simplesmente maravilhoso. Imperdoavelmente não conhecia o estilo desse diretor e tinha um certo medo do roteiro do filme que tem como assunto principal Maria Madalena. Achei que seria um filme com uma narrativa clara sobre a vida de Maria Madalena, mas não é.

Maria é um filme sobre fé, ou a não existência da fé, sobre cinema. Começa com a finalização das gravações de um filme sobre Jesus, a maravilhosa Juliette Binoche é Maria Madalena. Ela desiste de voltar para os Estados Unidos e resolve imergir em Jerusalém e entender um pouco mais sobre fé. Passa então o filme aos Estados Unidos, onde um apresentador de TV faz uma série de programas de entrevistas sobre Jesus. O filme não faz pontes com religiões, fala esporadicamente de fé, mostra o mundo em conflitos, vários entrevistados falam trechos sobre teorias da vida de Jesus. Um judeu fala como eles vêem Jesus. Um teólogo francês conhecido, Jean-Yves Leloup, fala que Maria Madalena disputava com Pedro o posto de discípulo mais importante de Jesus. Inclusive o teólogo diz que o fato de Maria Madalena ser mulher e muito próxima a Jesus eram os maiores conflitos pelo posto de primeiro discípulo. Que ela e mais dois apóstolos também tiveram evangelhos que foram considerados hereges, enterrados e descobertos em 1945. Eu desconheço essa sinformações, não sou estudiosa do tema.

O maravilhoso Forest Whitaker interpreta o jornalista. Ele não tem fé, nem religião. Do mesmo modo que em seu programa mostram entrevistas sobre fé, a personagem da Juliette Binoche visita vários templos de vários credos em Jerusalém. O filme mostra ainda matérias sobre religiões, conflitos em Jerusalém, sobre credos diferentes. Gostei muito porque não entra a fundo em religião, fala de fé, não questiona os credos, só mostra a grande diversificação que existe de assuntos relativos a fé, de pesquisas.

Alguns outros no elenco são: Heather Graham, Matthew Modine, Marion Cotillard, Stefania Rocca e Marco Leonardi.

Maria ganhou o Grande Prêmio do Júri, no Festival de Veneza.
Música do post: Jerusalem



Beijos, Pedrita

9 comentários:

  1. Olá Pedrita

    Não tinha comentado porque não tinha visto. Também gostei muito do filme, me deixou bastante impressionado.

    ResponderExcluir
  2. multiculturalismo, esse tema merece ser debatido!

    Que bacana, um filme que ao invés de explorar de maneira sensacionalista a história de Cristo, explora o tema como malha para falar das multiplas religiões e seus espaços!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Um belo filme, sem dúvida. E um texto bem escrito, como sempre. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Na verdade eu conheço um pouco sobre a história dos evangelhos escritos por Maria Madalena e pelos outros dois apóstolos, Filipe e Tomé. São considerados hereges porque, o mais antigo, foi escrito mais de um século após a morte de Jesus. Logo, os autores destes evangelhos não poderiam ser os contemporâneos de Cristo, mas pessoas que usaram seus nomes. Eu tinha um livro que falava sobre isso, mas emprestei e aí já viu...
    Existe, ainda, um livro que reúne todos esses evangelhos considerados hereges, a Bíblia Gnóstica. Beijos.
    aqueta-2.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Se tem Forest, ja é um bom filme!
    Os filmes da europa, normalmente nao fazem muito o gosto dos brasileiros...eu sou chata também, mas como mora na França sou obrigada a assisti, e acabo gostando de alguns!
    Vou esperar tua proxima indicaçao!

    ResponderExcluir
  6. Vi e gostei muito de Maria, um filme que efectivamente não impõe dogmas, mas questiona a mensagem cristã e a importância da fé na vida de cada um. Tal como nos EUA, na europa fazem-se muitos e bons filmes, o marketing europeu é que é muito menor que o norte-americano, além de que a europa, por norma, aprofunda muito mais o tema apresentado do que os grandes efeitos visuais e sonoros,até porque os orçamentos são mais baixos. Claro que por vezes existem excepções de ambos os lados, mas cada vez gosto mais do que na europa se faz. O brasil na sétima arte conheço pouco, mas já vi algumas obras que gostei.

    ResponderExcluir
  7. janot, obrigada.

    maga, vc vai gostar muito do filme.

    moacy, obrigada

    aqueta, pelo que li, todos os evangelhos foram escritos por outros e anos depois, já que nenhum deles escreviam. preciso só ver se as datas são muito diferentes.

    liz, ferrara é um diretor americano.

    geocrusoe, não achei que mary fala da mensagem cristã, achei que vagueia por inúmeros credos, alguns que nem consideram jesus o filho de Deus. obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Não sabia nada sobre esse filme, nem comentários tinha lido. Assisti quando estreou no Telecine, gostei muito!

    ResponderExcluir
  9. Pedrita, eu não conhecia o filme. Fiquei curiosa. Eu já ouvi muitas teorias sobre a vida de Maria Madalena, que ela realmente foi muito importante para Jesus, bem mais do que a Bíblia nos conta.

    Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!