terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Diamante de Sangue

Assisti Diamante de Sangue (2006) de Edward Zwick na HBO. Eu queria muito ver esse filme pelas matérias que li na época, tentei inclusive ir ao cinema, mas não consegui. É muito bom. Embora seja um filme comercial, com o tempo final bastante convencional, debate questões importantes sobre o quanto os países civilizados, o Ocidente, são responsáveis pelos conflitos na África. Gosto quando filmes com atores idolatrados pelo público, de grande bilheteria, debatem questões importantes. Diamante de Sangue fala de uma região que tem seus conflitos esquecidos pelo mundo, mas que movimenta muito o PIB mundial.


Três pessoas se unem. Começa com uma aldeia sendo atacada por líderes revolucionários do continente africano. O pai é levado para a exploração de diamantes, a mãe e os filhos fogem. Ele é interpretado pelo maravilhoso Djimon Hounsou. Esse pai acha um diamante grande, consegue esconder, mas um revolucionário vê e espalha a notícia quando todos estão na prisão. O personagem do Leonardo di Caprio ouve e começa a se aproximar desse homem para conseguir o dimante que pagará o preço da sua liberdade. Junta-se a eles uma jornalista que quer fazer matérias sobre o financiamento das guerras africanas com a comercialização. Ela quer saber quem são os homens europeus e americanos que participam dessa exploração de vidas. A jornalista é intepretada pela ótima Jennifer Connely.



É um filme muito difícil sobre o quanto utilizam crianças nas guerras, o quanto muitas viram assassinas para aumentar o número de revolucionários. Os dois lados em conflito deixam os civis no meio e ninguém protege ninguém. Uma dura realidade de crianças sem infância, mutilidas, assassinadas e nós comprando solitários de diamantes patrocinando esses conflitos, já que os diamantes são muito comercializados para a compra de armas. Uma luta insana. Uma realidade que mal aprendemos nas escolas e que um filme comercial americano conseguiu mostrar um pouco a nossa responsabilidade nessa violência. Como disse, Diamante de Sangue só fica fraquinho no final, com cena de um plenário batendo palmas para o negro, salvamentos nos últimos segundos, mas mesmo assim Diamante de Sangue é um grande filme!

Música do post e do filme Baai


Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Eu não quero ver este filme, pois sei que ficarei impressionada demais. Só de ler reportagens sobre esta cruel realidade das guerras civis africanas eu fico impressionada e triste. Sei que um filme assim não me faria bem. Prefiro não ver. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, vou escrever o mesmo que escrevi no blog da Ril : a discussão de vocês 2 sobre novelas X seriados não terá fim. Tenho certeza. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um filmaço. Como é um filme comercial, o final clichê é quase que obrigatório, mas não acho que comprometeu o conjunto... me lembro até hoje do dia em que assisti o filme (todo, pq já tinha visto fragmentos), foi foda, você começa a pensar em todas aquelas pessoas vivendo vidas num lugar esquecido pelo resto do mundo, com todas aquelas questões... chega a ser um pouco pesado. Mas com certeza um grande filme.

    Cheers!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. marion, acho que vai achar muito pesado mesmo. eu tive dificuldade de continuar vendo em alguns momentos.

    rodrigo, obrigada pela visita rodrigo e concordo, os clichês não comprometem o filme. e igualmente não parei de pensar no filme depois.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pedrita. Eu assisti este filme. Não queria ver mas meu namorado pegou na locadora e acabeu vendo por livre e "espancada" vontade.

    Também achei um pouco forte mas no geral gostei.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  7. Também achei. Para mim foi o melhor da "safra Africa"de Hollywwod, mais até que Hotel Ruanda e rei da eSCócia

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do filme, penso que DiCaprio foge à sua imagem tradicional no modo como interpreta este papel. É um filme de denúncia de facto, mas esta função não tem necessariamente de fugir a um clichê final típico, desde que isso atraia público para acolher a mensagem e não destrua o resto, embora cinematograficamente parece-me também desgarrado da parte anterior do filme

    ResponderExcluir
  9. elvira, é muito bom mesmo.

    andrea, realmente é melhor que ruanda, o outro q vc falou ainda não vi.

    george, eu gosto muito do di caprio, ótimo ator, ele arrasa tb em os infiltrados.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!