quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

80ª Cerimônia do Oscar

Assisti a 80ª Cerimônia do Oscar nos canais E!, TNT e Rede Globo, exatamente nessa ordem. O 007 que me avisou uma vez que o E! passa sempre os vestidos antes, abaixo há um post especial sobre o Tapete Vermelho. Depois a TNT passa um pouco da festa e toda a cerimônia e por último a TV Globo que apesar de comprar a exclusividade dos direitos de exibição, impede que aqueles que só tenham a tv aberta assistam a maior parte da festa porque não antecipam sua programação como fazem com o futebol e o carnaval. Passam depois de tudo mesmo. Deveriam permitir que outra tv aberta passasse desde o começo a cerimônia, seria bem mais profissional.
Já faz uns anos que os meus leitores cobram que eu faça um post sobre a cobertura do Oscar. Eu amo de paixão essa festa americana, em janeiro já anoto a data e começo a contagem regressiva. Não sei se sabem, mas eu e um grupo de amigos fazíamos a cobertura ao vivo nos blogs da festa. Foi quando comecei a vestir as minhas bonequinhas para o Oscar. Uma amiga fazia o layout especial para a festa. Pioneiras na cobertura do Oscar em blogs no Brasil, fizemos isso por uns vários anos, o primeiro foi há uns cinco anos atrás. Depois muitos veículos de comunicação começaram a fazer, muitos blogueiros e paramos.
Eu me sinto um pouco desconfortável de comentar a festa já que tenho visto poucos dos filmes que tem concorrido. Esse ano amei os dois únicos que vi, Desejo e Reparação e Sangue Negro, não vi o vencedor. Portanto vou comentar em mais detalhes os que pude conferir. Rubens Ewald Filho amou Desejo e Reparação como eu e queria que fosse o vencedor, mas como o filme não concorria a diretor, ele achava que seria difícil ganhar, e estava certo. Ganhou Onde os Fracos Não Têm Vez dos irmãos Coen, que deu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante ao maravilhoso Javier Bardem. Também adorei o prêmio de Melhor Ator para o Daniel Day-Lewis, eu sou apaixonada por esse ator e ele arrasa em Sangue Negro. Apesar de gostar demais de Sangue Negro achava difícil ganhar melhor filme, por ser realmente um filme difícil. Achava que Desejo e Reparação tinha mais o perfil do Oscar, mas continuava achando que dessa vez iam premiar o dos irmãos Coen e foi realmente o que aconteceu.
Tanto eu, como o 007 e a Marion amamos que a Marion Cotillard ganhou o Oscar de Melhor Atriz por Piaf. Eu e o 007 não vimos Piaf, mas nos emocionamos com essa premiação. Acho que o que mais me empolgou foi o fato de grandes prêmios saírem para atores não americanos. Outro comentário de todos os críticos era de quanto o Oscar desse ano teria indicado grandes filmes, mesmo que eles não fossem tão convencionais, mesmo o vencedor fugia muito ao estilo conservador da Academia e isso fazia dessa edição algo muito especial.

Também é a 80ª Cerimônia do Oscar o que permitiu inúmeras imagens comemorativas mostrando grandes premiados nesses oitenta anos e foram realmente grandes momentos.

Eu nunca gostei do estilo Oscar de apresentar a cerimônia. Sempre alguém que segundo eles é um comediante e vai fazer a platéia rir. Mais uma vez foi um horror, piadas de mal gosto, sem graça, um tédio só. O 007 também detestou.

As canções também eram terríveis. O filme Encantado teve quatro indicações e uma música era pior do que a outra, eram literalmente assustadoras. Por sorte nenhuma ganhou. Glen Hansard e Marketa Irglova ganharam pela canção Once do filme Falling Slowly. Eram realmente os menos ruinzinhos.
Música do post: Glen Hansard and Marketa Irglova - Falling Slowly

e


Beijos,


Pedrita

9 comentários:

  1. Eu vi poucas partes da cerimônia. Mas vi o momento da premiação da Marion. Adorei! Eu não vi o filme Piaf ainda, mas só aquela cena durante a apresentação das candidatas ao prêmio de melhor atriz me empolgou. Maravilhosa.

    Eu até achei simpático o apresentador deste ano. Melhor que o chato do Chris Rock ou o outro chato que nunca lembro o nome.

    Dos premiados eu quero muito ver Juno. E gostei dos prêmios que o filem do Bourne ganhou. Mas eu acho que este filme merecia muito mais do que prêmios técnicos.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente, não tenho muita paciência para ver toda a festa do Oscar (é uma "embromation" lascada!). Acho que, ainda, o único prêmio que gosto de saber é o de melhor filme estrangeiro.
    (os canais da NET estavam abertos mas meu controle remoto decidiu pifar no domingo de manhã - a NET ficou encalhada no canal 6, TV Senado - e o técnico só poderia vir na 2a feira. Portanto, só vi o que passou na Globo News no dia seguinte).
    Denise

    ResponderExcluir
  3. como ainda não vi nenhum dos candidatos e laureados deste ano ao óscar não podia torcer por ninguém, pelo que limitei-me a ver os resultados, mas pela europa muito orgulho renasceu com o facto dos actores serem todos do velho continente, sem dúvida uma dose de snobismo local, mas já agora, se tiver oportunidade de ver o candidato de filme estrangeiro "o escafandro e a borboleta" recomendo.

    ResponderExcluir
  4. Este ano achei a premiação bem equilibrada. Vibrei com os prêmios do Daniel Day-Lewis e a Marion Cotillard (Piaf)..rs. Sobre os irmãos Coen não há o que discutir, são sempre merecedores, né? Mas concordo que Desejo e Reparação tb é um filmão.Sobre vestidos, é incrível, mas preferi a roupa da Tilda aos babadinhos e frufrus das americanas, todos muito iguais, parecem saídos do mesmo costureiro. A Tilda combina com aquele modelo exótico...enfim, gostos.rss Beijos querida...e obrigada pela cobertura!!

    ResponderExcluir
  5. Assisti ao Oscar na TNT, mas com o áudio original - não suporto o Rubens Ewald Filho e seus comentários desnecessários.

    Também achei as músicas chatíssimas (fora um pseudo-negro spiritual, que estava interessante) e adorei a vitória de Marion Cotillard. Piaf é uma de minhas artistas favoritas, e quero muito ver esse filme.

    Ainda que em cima da hora, aproveito para fazer um convite: amanhã (29/02) às 20h vou cantar em Campinas, no CCLA (Centro de Ciências, Letras e Artes). Tomara que você possa ir!

    ResponderExcluir
  6. Acabo de chegar do cinema: "Antes de partir" e que não tem nada haver com o Oscar. Bem legalzinho e só as presenças de Morgan e Jack Nicholson, vale a pena. Quanto ao Oscar só estava torcendo mesmo pelos Cohen, Marion e Barden. UAU! Não precisei de mais nada! :) Beijaço. PS: achei a cerimônia muito fraca e sem graça!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei sabendo que essa foi a cerimônia do Oscar menos assistida. Acho que vocês têm razão: eles deviam rever a forma de apresentar a cerimônia...

    ResponderExcluir
  8. é, vcs gostaram mais desse momento do oscar do que dos tapetes. eu amo os 2.

    marion, eu quero ver Sweeney Todd. vi antes os que concorriam ao melhor filme, mas quero ver desde que estreou.

    denise, não acredito que não conseguiu ver os canais liberados que pena. eu amo a festa do oscar. acho que eles sabem produzir muito bem uma festa para premiar os seus melhores filmes.

    geocrusoe - o rubens ewald falou que por ele escafandro e a borboleta era o melhor da noite. vou ver sim.

    josé luiz, eu gosto muito dos comentários do rubens ewald. as música eram isso mesmo hehe. jose luiz, infelizmente não vou poder ir a campinas, que pena.

    ed, não tenho vontade de ver esse filme.

    aqueta, acho que os americanos gostam da forma como está e gostam de piadas de mal gosto. acho que não vão mudar nunca.

    ResponderExcluir
  9. Este ano eu não vi. Realmente é ótimo que comecem a premiar também atores de outras nacionalidades.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!