sexta-feira, 11 de abril de 2008

Estranhos no Paraíso


Assisti Estranhos no Paraíso (1984) de Jim Jamursch no Telecine Cult. No início havia uma abertura do Marcelo Janot que falou um pouco desse diretor que eu não conhecia. Ele comenta que o Telecine vai fazer um ciclo com filmes desse diretor, vou tentar conhecer outros. Gostei demais do filme e do estilo desse diretor. Em alguns momentos me lembrou o filme Os Cafajestes do Ruy Guerra. Um rapaz húngaro vai receber em seu apartamento uma prima porque a tia vai ficar uns dias em um hospital. Obviamente ele se incomoda e até que tem lá suas razões. Ele vive em um cubículo em Nova Iorque e precisa ficar com a prima em uma cama ao lado. Junta-se a esses dois outro amigo amalucado.


A relação dos três é muito interessante, toda cheia de má vontade e silêncios. O que recebe a prima não admite que seus parentes falem húngaro com ele, há uma nítida crítica ao paraíso americano. Quando eles viajam para a Flórida continuam com a mesma vida sem graça de antes, são sempre mal humorados, interagem mal entre si, estão sempre entediados. Há momentos muito engraçados. Todos estão no paraíso mas nenhum tem uma ocupação razoável. Ela é balconista de uma lanchonete e os dois jogam nos cavalos, pôquer, são viciados em jogo e nunca têm uma vida melhor.
Os três estão ótimos e são interpretados por: John Lurie, Eszter Balint e Richard Edson. Ela é a única atriz húngara do grupo.
O estilo da narrativa traz blackouts para mudar os momentos do filme, é muito interessante.
Estranhos no Paraíso é vencedor da Câmera de Ouro no Festival de Cannes em 1984.
A música é bárbara e vou colocar aqui. A música só aparece nas cenas pelo gravador da personagem.
Música do post e do filme: Jay Hawkins - I Put A Spell On You
Beijos, Pedrita

5 comentários:

  1. Fiquei curiosa com a música, mas aqui eu não tenho como escutar. Em casa eu volto aqui e escuto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse filme eu também não assisti.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi esse filme no Cineclube do curso de Cinema da UFSC.
    Achei interessante, mas não me recordo de nada que eu possa destacar para complementar o que você disse.
    Acho que foi um filme que não me marcou! hehehe =) a gente lembra qdo o filme marca né?! =)

    ResponderExcluir
  4. marion, achei que vc ia gostar. acho que me enganei hehe.

    elvira, é muito bacana.

    ally, pra mim o filme marcou e muito.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi outro dia no Telecine. Adorei!

    Todos os filmes deveriam ter comentário do Marcelo Janot (coitado! ele não ia ter tempo pra mais nada).

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir

Cultura é vida!