quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Os Cafajestes

Assisti Os Cafajestes (1962) de Ruy Guerra no Canal Brasil. Obra-prima! Simplesmente maravilhoso! Fazia tempo que queria ver esse filme e não conseguia. Que fotografia! A direção de fotografia é de Tony Rabatoni. O roteiro é do próprio diretor que apesar de algumas questões típicas da década de 60 é muito atual quando mostra essa juventude sem rumo, abusando de mulheres para conseguir dinheiro com extorção e as mulheres, mesmo sofrendo violência, se aliando para ajudar em outros golpes. Claro, na década de 60, fotos de mulheres nuas, mulheres que não casavam virgens, eram um escândalo e famílias honradas pagavam qualquer coisa por essas fotos. Mas pagar por fotos e evitar escândalos é uma prática muito usual hoje, mesmo que tenha mudado o motivo.
O elenco é excelente. Os cafajestes são interpretados maravilhosamente por Jece Valadão e Daniel Filho. A mulher principal é a maravilhosa Norma Benguell, inclusive ela aparece no primeiro nu frontal do cinema brasileiro, uma das cenas antológicas da história do cinema. Esses dois cafajestes levam essa mulher a uma praia, ela acha que foi com um só, ela vai nadar nua, estimulada por quem a levou e eles passam a fotografá-la, tiram totalmente a sua dignidade. É uma cena filmada incrivelmente e dificílima de ver pela violência com que ela é tratada mesmo que eles não cheguem perto dela. É a lente da câmera que a violenta. Ela passa então de abusada a abusadora. Para se livrar do problema, ver seu pai sendo chantageado e sofrer represálias, ela sugere que eles façam isso com outra mulher mais rica. Há um texto incrível depois dela passar por tudo aquilo, ela pergunta para o personagem do Jece Valadão quanto ele ganhou para fazer aquilo e ele diz: Um velocípede. Ela então acha que ele fez um bom negócio. Um velocípede vale mais que o respeito a uma mulher. Tudo é deprimente em Os Cafajestes, um filme maravilhoso e contundente.

Os Cafajestes passa em um único dia, em uma época em que haviam praias desertas, lugares belíssimos, fotografia majestosa. O som infelizmente está bastante prejudicado, legendas ajudariam bastante. O texto é maravilhoso!

Outros que aparecem no elenco são: Lucy de Carvalho, Glauce Rocha, Hugo Carvana, Germana Delamare, Fátima Sommer, Aline Silvia e Mariana Ferraz.


Beijos,

Pedrita

2 comentários:

  1. É verdade... o áudio dos filmes mais antigos é péssimo. Seria bom se eles passassem por uma remasterização digital ou coisa parecida. Acho que a legenda faz a gente perder detalhes interessantes da fotografia... Beijos!
    aqueta-2.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa lembranaça. Tenho este filme em VHS daquela coleção da Isto É, com clássicos do cinema nacional. Menina, este é um que estou em falta de comentar, mas o tempo realmente anda pequeno demais. Bom... ao menos terei a semana que vem para descansar (semana do professor) e vou aproveitar para viajar. Descansra é preciso. Só sinto que o flog ficará meio abandonadinho (rs), mas nem mesmo tempo de elaborar os comentários estou tendo. Tenha uma ótima semana (que vem) :) Bjão.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!