quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Paraíso Tropical


Assisti a novela Paraíso Tropical (2007) de Gilberto Braga e Ricardo Linhares na TV Globo, dirigida por Dennis Carvalho e José Luiz Villamarim. Eu não tenho muito hábito de ver novelas das 21hs, perco muitos capítulos, então evito. Mas Paraíso Tropical foi irresistível. Como perco muito, até o último capítulo eu só consegui ver na reprise, quando todos já sabiam tudo.

Paraíso Tropical foi impecável. Ágil, com uma edição excelente, várias histórias interessantes. No começo patinou um pouco, mas reuniram grupos que assistem a novela pra comentar e fizeram ótimos ajustes. Alessandra Negrini simplesmente arrasou. Ela interpretou duas gêmeas e estava muito bem. Fábio Assunção também estava ótimo. Ele era o mocinho, mas como um alto-executivo, todo pilhado, muito interessante.


Os personagens Bebel e Olavo roubaram a cena. Pelo que li estava previsto que Bebel seria a grande vilã e iria se unir ao Ivan depois de se envolver com figurões, mas a química com o Olavo foi tanta que atenuaram inclusive suas maldades. Ela não ficou boazinha, mas batalhadora. O casal inclusive incrementou bastante humor nas suas cenas, que os escritores gostaram e ampliaram, eram impagáveis. Camila Pitanga e Wagner Moura estavam maravilhosos! Tanto que eu queria que eles acabassem juntos e acho que era unânime.


O elenco era imenso. Tony Ramos era um vilão, mas acabou se regenerando. Ele contracenou com grandes atrizes: Renée de Vielmond e Glória Pires. Estavam excelente também Vera Holtz, Bruno Gagliasso.

As histórias paralelas também eram deliciosas e bem amarradas. Adorava o casal Dinorá e Gustavo, interpretados divertidamente por Isabela Garcia e Marco Ricca. Gostava bastante também do casal formado pelos ótimos Fernanda Machado e Marcelo Antony. Inclusive ela ganhou um papel denso e estava excelente. E do casal interpretado por Daniel Dantas e Beth Goulart.


Gostava muito do triângulo amoroso entre Camila, Fred e Mateus. E gostei do desfecho. É muito comum garotas se apaixonarem por um rapaz na adolescência, amadurecerem, enquanto eles ainda não tanto. Fred era realmente melhor pra ela, mais maduro, inclusive emocionalmente, resolvido profissionalmente. Mateus era um garotão, ainda aprendendo a dirigir, sem destino profissional, sem saber o que fazer. É comum mesmo com o amadurecimento a garota não se encontrar mais com quem mais estava apaixonada e passar a amar mais aquele que amadureceu com ela. Gostei bastante da atriz Patrícia Werneck. Paulo Vilhena também estava bem, só não podia tentar chorar. Gustavo Leão estava bem fraquinho. As crianças também eram umas fofas Thavyne Ferrari, Dudu Cury e Vitor Novello.


O último capítulo teve vários problemas. Tanto que a versão do sábado foi diferente da sexta. Não consigo comparar porque só vi a do sábado. O que mais detestei foi o fato de deixar todos os desfechos para o último capítulo e expremer histórias paralelas que amava de paixão. Podiam ter espalhado durante a semana boa parte dos desfechos das histórias que não estavam envolvidas no quem matou e aproveitarmos melhor. Tiveram questões tão confusas, como a do casal Rodrigo e Tiago que soube que a explicação ficou mesmo no sábado, mas o rapaz ficou sub gerente enquanto o outro tirava férias, portanto assim que o outro voltava ele voltava a ser peão de novo. Ficou tudo atropelado e confuso, uma pena, porque Paraíso Tropical foi uma excelente novela.





Beijos,


Pedrita

7 comentários:

  1. Adorei ver a novela por aqui! Bom, eu gostei de Paraíso Tropical, mas com algumas ressalvas. Eu cheguei a ter raiva da Paula por ela ser tão boba.
    Mas o casal Bebel e Olavo garantiu o meu entusiasmo pela novela! Adorava o amor conturbado dos dois.
    Ah,odiava a Dinorah... afe! Comoo gustavo voltou para ela???
    Ah, e gostei muito do último capítulo, apesar das falhas. A cena da morte de Olavo e Ivan foram maravilhosas! Os atores deram um show!
    Já estou com saudades do Olavo e da Bebel!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com quase tudo, Peds. Uma grande novela que não teve final á altura. tanto que já deixa muitas saudades no público. Assim como a Marion , eu detestava todo mundo do Copamar mas eu adorei a volta que o Gustavo deu na Gilda. Fura-olho merece a morte...rs

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, eu cheguei aqui, via comentário seu que vi no Estadão. Daí eu li este post. Além de não ser assíduo expectador de novelas, tenho algo a dizer sobre "Paraíso Tropical". Por incrível que pareça, todas as ações que o autor escrevia... já eram previsíveis. Ele pecou ao não usar o "efeito surpresa". Todos, daqui de casa, já sabiam do que logo adiante iria acontecer. A CRÍTICA foi favorável, enquanto o IBOPE despencou. Desculpe... eu queria só expressar minha posição, no entanto respeito o seu.
    Um grande abraço, Beau

    ResponderExcluir
  4. Eu nem assisti... :P Faz tempo que não vejo tv, meeesmo.
    Pra mim a novela mermo foi Belíssima! Sou fanzona e pupila de Bia Falcão :P.
    Engraçado que essa novela começou um dia desses, e quando me liguei, já acabou!

    ResponderExcluir
  5. Sabe, Pe, há muito tempo deixei de assistir novelas justamente por causa dessa espremeção que fazem no último capítulo...
    aqueta-2.zip.net

    ResponderExcluir
  6. marion, realmente as cenas do final com ivan e olavo foram incríveis. bruno gagliasso arrasou. e o wagner moura na novela toda.

    andrea, eu odiava o copamar e suas malas síndicas.

    beau geste - eu me surpreendi bastante em paraíso tropical e acha o texto incrível, muito bem escrito.

    tati - eu amo novelas

    aqueta - curti 8 a 9 meses uma novela, vale muito, mesmo que o final não seja tudo aquilo, o que, no meu gosto, é raríssimo eu não gostar. amo finais de novelas, até das que não assisti.

    ResponderExcluir
  7. Bem vinda!
    E pelo visto vc entendeu como se usa isso melhor que eu que não consigo colocar duas fotos num mesmo post.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!