domingo, 26 de abril de 2009

Nelson Freire

Assisti Nelson Freire (2003) de João Moreira Salles em DVD. Minha amiga me emprestou essa preciosidade que quis ver quando esteve em cartaz nos cinemas quando tive um tempinho pra ver o filme, estava em uma única sala em um horário e não era possível naquele único horário. Agora consegui ver o DVD que além do filme tem um CD de Extras com vários movimentos. Eu tinha visto as inúmeras matérias elogiosas e pensava como esse diretor teria construído esse documetário já que Nelson Freire é música, é o piano, tudo é uma extensão do outro. Mas João Moreira Salles criou um documentário exatamente assim, com muita música, muito Nelson Freire tocando e muito piano.

O documentário foi gravado no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), França, Bélgica e Rússia. Em vários teatros e várias apresentações. A edição de Felipe Lacerda e João Moreira Salles é impecável. Mostram Nelson Freire aguardando pra entrar no palco, tocando, ensaiando em todos os teatros. Enquanto ele tocava víamos vários teatros, genial. Há pouca entrevista e pouco da vida do Nelson Freire, é um filme para a música. Há vários momentos com a maravilhosa Martha Argerich, onde os dois pianistas falam da amizade de 40 anos, tocam juntos. Me emocionei demais com o documentário que ganhou 2 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil: Melhor Documentário e Melhor Som.

Youtube: nelson freire rach 2 part 1



e


Beijos,

Pedrita

6 comentários:

  1. Oi pedrita, vi uma vez Nelson Freire em um especial da Cultura;
    esse DVD com certeza deve ser muito bom, vou procurar por aqui.

    bjs
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita,

    Sempre leio seus comentários no "Paisagem da Crítica" e hoje vim até aqui lhe visitar e conhecer sua "vida cultural". Estou gostando muito de suas postagens. Vou voltar para ler as mais antigas também.

    Abraços,
    Fatima

    ResponderExcluir
  3. Pedrita,
    imagina aquantidade de cidades do Brasil iguais a minha atual.
    sem cinema, teatro,lazer decente e outras coisas mais?

    ResponderExcluir
  4. Eis um filme que, já no primeiro momento, me chamou a atenção por sua dpla qualidade: musical e cinematográfica. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita

    Gosto de Nelson Freire, mas só o conheço de o ouvir na rádio. O Brasil tem uma actividade cultural muito grande, nós em Portugal vamo-nos contentando com algumas iniciativas.

    Beijinhos e bom início de semana
    Isabel

    ResponderExcluir
  6. marco, esse filme sobre o nelson freire é ótimo.

    fatima, obrigada.

    olho de pombo, cidades sem lazer é complicado. só entre os meus leitores são duas.

    isabel, o nelson freire toca muito no mundo todo. vem ao brasil poucas vezes por ano. só não sei se vai com regularidade a portugal.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!