segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sobre Café e Cigarros

Assisti Sobre Café e Cigarros (2003) de Jim Jamursch no Telecine Cult. Queria muito ver esse filme, mas não consegui ver nos cinemas. Quando eu quis ver nos cinemas eu não relacionava esse diretor com o maravilhoso Amor à Flor da Pele. Só depois de um vídeo do Marcelo Janot no Telecine Cult que conheci detalhes desse diretor, relacionei os filmes e conheci outros. Sou fã do Jim Jamursch agora. Esse foi rodado em 17 anos. São vários curtas em cafés regados a muito café frio e cigarros. Há de tudo, até mesmo um que fala do mal que o cigarro faz. Como muitos encontros em cafés as conversas são arrastadas, pouco criativas, ainda mais quando as pessoas se conhecem pouco.

O elenco é incrível. Cate Blanchett interpreta uma jornalista bem sucedidada e uma prima pobre. Os textos são afiados, uma critica a outra, mas ambas parecem ter razão no que dizem. O elenco estrelado continua: Iggy Poppy, Roberto Benigni, Bill Murray, Tom Waits, Steve Buscemi, RZA, entre outros. Adorei também o episódio do Alfred Molina e do Steve Coogan, outro que faz uma crítica ao estrelismo e oportunismo. Eles interpretam eles mesmos. Os dos gêmeos também é muito hilário e ácido com os astro pops americanos brancos em relação aos negros. Gostei bastante do inventor e dos comentários do garçom do bar e da garota. Os textos são sempre muito irônicos, sagazes e inteligentes. A trilha sonora é diversificada e bárbara! Fiquei com vontade de comprar o CD.

Música do post: Down on the Street

Youtube: Tom Waits & Iggy Pop - Coffee and Cigarettes



Beijos,

Pedrita

11 comentários:

  1. Pedrita, nao conheco e nunca ouvi falar. Fico pasma como vc sabe de tantos filmes.

    Uma linda semana prá você.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, acho a Cate Blanchett ótima. E interpretando uma jornalista, então, que é a minha profissão, fico ainda com mais vontade de ver o filme!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pedrita!!!
    Bela programação... quase assisti o Cassino Royale... e logo em eguida esse... mas dormi e trabalhei, não necessariamente nessa ordem...

    Baijos

    ResponderExcluir
  4. Mas é que tenho uma ótima professora, a Pedrita (rs)
    bjao!!!!
    obrigada por tudo
    =)

    ResponderExcluir
  5. Então Pedrita...como vc faz para assistir a todos esses filmes? Seu dia deve ter mais do que 24 hrs, não é possível!..rs, quando eu estou arrumando um tempinho para ver um dos filmes bacanas que você citou, ja tenho que colocar 3 ou 4 a mais na lista...ou seja, ela fatidicamente nunca terá fim, não que isso seja ruim necessariamente, pois não é..rs
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse filme... anotei e depois dou minha opinião...

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Este filme de Jarmusch, construído com as curtas que foi realizando ao longo do tempo, é um verdadeiro manjar cinematográfico.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  8. georgia, eu gosto de pesquisar diretores, países, filmes. mesmo assim sei bem pouco.

    carla, o curta dela é ótimo.

    paula, eu sou solteira, sem filhos. sempre que tenho um tempinho vejo o q vai passar na tv a cabo. e procuro sair pra ver programas culturais.

    paula e rui, nossa, resumiram bem, um manjar cinematográfico.

    ResponderExcluir
  9. adoro o JIM Jamush,
    ja viu Uma noite sob a Terra?

    ResponderExcluir
  10. olho de pombo, não vi esse não. e pelo que me lembro ele não entrou no programa especial desse diretor no telecine cult. vou ficar de olho. obrigada pela indicação. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa para ver. Deve ser muito bom. Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!