quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Promessas de Amor

Assisti Promessas de Amor de Tiago Santiago na TV Record. Eu sempre gostei dessa novela e das suas inovações. Recente-mente é uma das novelas que mais inova e mais ousou. Essa foi a terceira da série. Falei aqui de Caminhos do Coração, a primeira é a que mais segui. Depois veio Os Mutantes. E a última foi essa. A intenção e a orientação é que o autor não falasse mais dos mutantes. Então o autor criou uma proibição federal e caça aos mutantes, então eles passaram a esconder os seus poderes. Vi só o primeiro capítulo, talvez mais algum, achei muito melada e chata e parei de ver. Pelo jeito não fui só eu e orientaram que os mutantes voltassem. Até remodelaram o nome e passou a se chamar Promessas de Amor -Os Mutantes. O ibope voltou a subir e eu voltei a assistir. Voltei a me divertir. Como essa novela é engraçada. Eu achei que o Tiago Santiago fosse retornar aos poucos com os mutantes, mas ele sempre surpreende então foi uma enxurrada de novas mutações genéticas. Atores que tinham sido escalados pra ser sem mutações começaram a apresentar poderes especiais. Surgiram então Ogros, novamente os dinossauros, mas agora eram vários, muitos vampiros que voavam, moça que faz neve e tempestade, os mutantes que já existiram justificaram que conhecendo os poderes e evoluindo-os surgiam novas mutações, homem que soltava teias nas mãos, mulher rã e muitos outros.
Adorei que o casal final foi a Nati e o Valente. Eles já vinham de Os Mutantes e era uma das histórias que mais gostava. O Valente é o viajante do futuro que veio em uma missão de salvar as crianças da profecia. Ele se apaixona pela policial da Depecom. Eu adoro essa atriz, a Maitê Piragybe, gostei muito do trabalho dela em Cidadão Brasileiro e gostei dela ter bastante
destaque em Os Mutantes. Embora os dois não fossem o casal principal, eles agradavam bem mais que os escolhidos para essa versão. Gostava da ideia de trazer um outro
homem do futuro pra destruir o Valente. chegou na praia então, como veio ao mundo, mais lindo do que nunca o personagem do Raphael Colomeni. Também gosto muito da atriz que fazia neve e estreou nessa última versão.

Tinham casais que sempre me faziam ver a
novela. Eu não seguia direta-mente, e acho que o autor sabia que o público dessa novela era mais flutuante, ainda mais que atraía jovens que em geral fazem várias coisas ao mesmo tempo. Assistem a televisão, navegam na internet, zapeiam muito com o controle remoto. Então no início do capítulo sempre passava um resumo do dia anterior. E algumas histórias levavam semanas para acontecer. Um casal que adorava era a Gór e o Metamorfo. Achei lindo que o Tiago Santiago fez os dois terem um filho no final. Eles eram da Liga do Mal, mas a Gór só era uma mulher que tinha sofrido muito, vivido sem amor e que ficou amarga. O autor fez os dois encontrarem o amor, texto recorrente em Promessas de Amor e ficarem bonzinhos. Eu adoro essa atriz, a Julianne Trevisol, desde Paixões Proibidas, ela é muito talentosa. Ele era interpretado pelo Sacha Bali. Gostava muito também o elenco e os casaias que formaram pra recriar o reino de Agarta, liderado pelo personagem do Elcio Monteze.


Nessa última apareceram vários atores que gosto muito. Criaram um colégio como X-Men, mas os Mutantes ficavam escondidos. Eu gostei muito da ideia do colégio, já que há muitos atores adolescentes e crianças talentosas em Os Mutantes. Eram outras cenas que gostava de ver. Surgiram então muitos atores que admiro. Françoise de Furton fazia duas irmãs gêmeas. Uma amante do diretor da escola e uma advogada homossexual. Uma era a amante do diretor da escola e outrauma advogada homossexual. Paulo Figueiredo era o amante e a mulher dele outra atriz talentosa e linda, Sylvia Bandeira. Luciano Szafir e Renata Dominguez faziam par romântico, apesar deles serem o casal principal, era um núcleo que não me agradava. Outros novos no elenco foram: Léo Rosa, Adriano Reys, Nathalia Lima Verde, Bianca Castanho, Carla Diaz, Celson Bernini e Gorete Milagres. No final apareceram outros atores fazendo participações como a Darlene Glória, o retorno pela terceira vez do Walmor Chagas como o Reptiliano Chefe. Outros atores que gosto e estavam também nas versões anteriores são: Juan Alba, Patrícia de Jesus, Mário Frias, Sérgio Malheiros, Pedro Malta, Juliana Xavier, Giselle Policarpo, Lígia Fagundes e Rocco Pitanga.


Algo que gosto muito nas novelas da TV Record é que não há uma divisão clara entre raças e sexo. Em outras emissoras, quando há atores negros, muitas vezes são para falar das raças ou ficam no elenco de apoio, sem história própria e par romântico. Na TV Record os atores não são separados dessa forma. Conforme a
afinidade entre um grupo o autor forma os casais, principalmente o Tiago Santiago. Me surpreendi bastante no final, onde o personagem do Felipe Folgosi não fica o diretor da Depecom. O autor coloca ele como o Secretário da Segurança e uma policial mulher e negra que assume a Depecom, interpretada pela Roberta Valente. Seria muito bom que na realidade acontecesse o mesmo, onde mulheres competentes assumissem cargos importantes. E que bom que uma novela mostra essa possibilidade e não separa raças, sexo e idade. Eu gostava também da rotatividade do elenco. Se algum mutante não agradava, com o excesso de confrontos, ele desaparecia. Se agradava ficava na novela. Ou até mesmo se o ator não podia assumir compromissos por muito tempo.
Assim o autor deu oportunidade pra muitos atores novos na profissão. Vou colocar no youtube o final do último capítulo.

Youtube: Promessas de Amor - 03/08/09 (5/5)





Beijos,
Pedrita

9 comentários:

  1. Pedrita, se empolgou com os mutantes heim? Que post enorme! :) Bom, como você já bem sabe, eu nunca fui com a cara destes mutantes da Record. Tentei ver a primeia novela dos mutantes , mas não curti. Achei muito curioso que eles fizeram, esta continuação da história em 3 novelas.

    Apesar de não parar para ver as novelas da Record,até hoje só curti Poder Paralelo, mas como passa tarde nunca segui direito, eu acho muito bacana a produção deles. É bom ver uma emissora investir pesado na produção de novelas, de levar isso a sério. É ótimo para todos ter esta concorrência no mercado noveleiro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mutantes eu até gostei do início, mas depois acho que perderam o foco e ficou sem graça...
    Mas quanto o post longo, foi digno da novela, beeeemmm loooooonga!! rs

    beijos e fico feliz que tenha gostado do lugar que indiquei!!

    ResponderExcluir
  3. Ai que saudades de assistir as coisas brasileiras. Chegou hoje aqui O estômago, minha mae me enviou junto com Se eu fosse você 2.

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu não sou muito fã das novelas da Record...não me interessei em ver quando soube que tinham mutantes e coisas assim!
    Beijos e obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir
  5. Eu, que estou trabalhando na Record, adorei seu post! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá querida. Há anos que não assisto mais novelas....sou viciada em seriados da Tv por satélite....House, Medium, Bones, CSI...e por aí vai....
    Bj :)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Deixa eu dizer uma coisa: eu não gosto de novela mas tenho um adolescente de 35 anos em casa que fica o tempo todo me chamando e dizendo: "Olha, ela vai fazer nevar." Ou "Elaine, o Valente tá morrendo de novo". Eu tenho que parar o que quer que seja que estou fazendo e ver o que ele quer me mostrar. Então eu sei quase tudo de novela porque ele não perde uma!Já chegou a me acordar para contar final de novela, posso com isso? Sou igual fumante passivo: noveleira passiva rsrsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, estou passando pra conhecer seu blog, e desejar boa noite
    bjsss

    aguardo sua visita :)

    PS>: eu tbem assisti todos estes mutantes aí...hehehehehehe

    ResponderExcluir
  9. marion, é q novela sempre tem muito o que falar. elenco grande, 8 meses. aí acumula muito o que dizer. acho q vc vai gostar de bela a feia.

    georgia, amei estômago, depois conta.

    sheila, eu gosto de algumas novelas da record. atualmente das duas que estão em cartaz.

    carla, q bom q gostou.

    la socière, eu sou viciada nos produtos brasileiros. tenho mais identificação com eles.

    elaine, adorei novela passiva.

    anita, ainda bem q alguém aqui tb assistiu. vou te visitar.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!