terça-feira, 3 de novembro de 2009

Determinadas Pessoas – Weigel

Assisti a peça Determinadas Pessoas - Weigel na Sala B do Teatro Alfa. É um monólogo com a Esthér Góes, eu adoro essa atriz, não queria perder esse espetáculo. O texto é sobre uma grande atriz alemã que acabou conhecendo e se casando com Bertold Brecht. Como muitas mulheres da década de 20, ela era profundamente culta, revolucionária e determinada. Tanto que criou na Alemanha Oriental um importante grupo de teatro, o Berliner Ensemble. Judia, na Segunda Guerra Mundial. precisou ir com o marido inicialmente para a Dinamarca e posteriormente aos Estados Unidos, onde viveram por seis anos. Ela não admitia ser sustentada por um homem, mas nos Estados Unidos não conseguiu trabalho como atriz, não era no padrão de beleza estipulado pelos americanos, tinha sotaque alemão e ainda achavam que a atriz não tinha sexy-appeal. Parece que todo o conhecimento dela não valia muito por lá. Ela teve que se contentar com o papel de esposa.

Quando a guerra acabou, Weigel e o marido resolveram retornar a Alemanha, mas preferiram viver na Alemanha Oriental. Lá os textos de Brecht começaram a ser censurados, não queriam a montagem de alguns de seus textos e os textos que Weigel escolhia para encenar também. Depois da morte de Brecht, Weigel conseguiu passar para a Alemanha Ocidental toda a obra de Brecht para ser publicada na íntegra, sem a censura que a Alemanha Oriental desejava. Essa atriz encenou mais de 400 vezes o texto Mãe Coragem de Brecht, peça sobre uma mãe que perde um filho em uma viagem difícil, mas Weigel preferia não chorar, em cena pra mostrar toda a força e coragem dessa mulher.

Durante a peça Esthér Góes interpreta Weigel e mais alguns personagens das peças de Brecht, o espetáculo é simplesmente maravilhoso! E também passam em um telão cenas como se fossem de filme antigo, mas foram feitos pela Esthér Góes e alguns com a participação do Renato Borghi. Apesar da Esthér Góes usar cigarros em cena, ela nunca os acende. Esthér Góes gosta de escolher textos de mulheres que poderão ser esquecidas pelo tempo, mulheres determinadas e brilhantes como Weigel. O primeiro monólogo que vi no teatro com Esthér Góes foi Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? no Teatro Crowne Plaza e jamais esqueci. Determinadas Pessoas - Weigel está na reestréia e agora tem a direção cênica do filho da Esthér Góes, Ariel Borghi, que também faz alguns personagens. Esse espetáculo está incluído na promoção Vá ao Teatro e os ingressos por esse sistema custam somente R$ 5,00. Eu nunca comprei ingressos por esse projeto, mas sei que há vários postos de venda. Vou colocar o link para verem o site.



Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Eu gosto demais da Esther Goes, ela é uma super atriz.

    E devo imaginar que deve ter sido fantástico.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu adoro ela!!

    Não sabia desse espetáculo!! Vou já procurar, para ir assistir!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. la socière, eu tb, tanto q de vez em qd zapeio na bela a feia pra ver ela atuando.

    gabitus, é bárbaro, vá sim!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a história da Weigel!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!